quarta-feira, 25 de maio de 2011

Manifestação contra a pobreza extrema marcada para hoje em Luanda, sem estar autorizada




NME - LUSA

Luanda, 25 mai (Lusa) -- Uma manifestação contra a pobreza extrema em Angola está marcada para hoje em Luanda, no Largo da independência, uma organização do Movimento Revolucionário de Intervenção Social, mas o protesto não está autorizado.

Em declarações à Agência Lusa, Fernando Yanik, secretário desta organização, disse que a manifestação está prevista para as 13:00 (mesma hora em Lisboa) de hoje.

Entretanto, esta manifestação não foi autorizada pelo Governo da Província de Luanda, porque, segundo o seu porta-voz, os promotores da mesma não estão "bem identificados".

"Esta manifestação só não está autorizada porque a carta que endereçaram ao Governo Provincial não está clara, os seus organizadores não estão bem identificados e isso não facilita o nosso trabalho", disse à Lusa Ladislau Silva.

Segundo Fernando Yanik, a carta a dar a conhecer a intenção de realização desta manifestação foi entregue em abril, mas sem qualquer reposta atempada.

"Vamos realizar a manifestação, porque apenas terça-feira foi anunciado que hoje não seria feriado e que era dia normal de trabalho", explicou.

A data de 25 de maio, Dia de África, era feriado em Angola, mas com a alteração da lei dos feriados deixou de ser.

A detenção, terça-feira à noite, do líder do movimento, Luís Bernardo "Matéria Orgânica", é, de acordo com Fernando Yanik, mais um motivo para se realizar a manifestação.

De acordo com Fernando Yanik, na noite de terça-feira elementos do movimento deslocaram-se ao comando da terceira divisão do Cazenga para saber das causas da detenção do líder, tendo sido informados que está alegadamente ligada à intenção de se manifestarem.

Uma fonte da polícia contactada pela Lusa, que preferiu não se identificar, disse que "Matéria Orgânica" encontra-se detido na direção provincial de investigação criminal, alegadamente por ameaça e porte ilegal de arma de fogo.

Sem comentários:

Mais lidas da semana