quarta-feira, 25 de maio de 2011

Marinho Pinto diz que advogados são imprescindíveis à construção do Estado de Direito





Bissau - O bastonário da Ordem dos Advogados de Portugal, António Marinho Pinto, disse hoje (terça-feira) em Bissau, Guiné-Bissau, onde participa na reunião, que os "advogados são imprescindíveis à construção do Estado de Direito".

Em declarações à Lusa, Marinho Pinto, que está em Bissau a participar na reunião da União dos Advogados de Língua Portuguesa, é "preocupação central dar um apoio muito sólido aos advogados dos países que estão em mais dificuldades", entre os quais a Guiné-Bissau, porque a "história demonstra que os advogados são imprescindíveis à construção do Estado de Direito".

"Esta assembleia é para discutir as questões relacionadas com o exercício da advocacia nos vários países de língua portuguesa, com o funcionamento dos tribunais e com a administração da justiça", referiu.

"E nós queremos que aqui na Guiné-Bissau haja uma advocacia forte, porque quanto mais forte for a advocacia de um país, mais sólida é a administração da justiça, mais independentes são os tribunais e os juízes e melhor é servida a sociedade, as empresas e os cidadãos pela justiça", disse.

Marinho Pinto salientou também que a reunião pretende "transmitir solidariedade e apoio aos colegas da Guiné-Bissau no sentido de participarem mais ativamente na construção do Estado de Direito".

No plano bilateral, Marinho Pinto destacou que há ações de colaboração e de cooperação com a Ordem dos Advogados da Guiné-Bissau, nomeadamente ao nível da formação.

A União dos Advogados da Língua Portuguesa integra as Ordens dos Advogados de todos os países e território de língua portuguesa, com exceção de Timor-Leste, que deverá aderir em breve.

Sem comentários:

Mais lidas da semana