quinta-feira, 26 de maio de 2011

Moçambique: População queixa-se de falta de quase tudo no distrito de Inhaca




O PAÍS (Moçambique)

A população daquele distrito da cidade de Maputo queixa-se de falta de estradas, transporte, energia eléctrica, centros de saúde, entre outras infra-estruturas básicas.

Ter infra-estruturas ainda é um sonho no distrito municipal de Inhaca. As populações dos três bairros de Inhaca (Ribzêne, Inguane e Nhaquene) queixam-se da falta de um pouco de tudo. Os munícipes clamam por estradas asfaltadas, transporte público, expansão da energia eléctrica, construção de mais centros de saúde, entre outras infra-estruturas básicas.

Estas preocupações foram apresentadas ao presidente do Município de Maputo, David Simango, no decurso uma visita de trabalho de três dias.

Falando durante um comício popular orientado por Simango, Marcelina Chancoma, residente em Inhaca, disse ser muito difícil viver no distrito e percorrer longas distâncias por qualquer necessidade. Para Chancoma, uma estrada asfaltada poderia trazer melhorias na vida das populações. “A estrada é a nossa maior preocupação aqui em Inhaca. Se a tivéssemos, o nosso distrito já estaria melhor do que isto. Há muito areal e os carros têm dificuldades ao andar. Pedimos que nos ajudem em uma estrada alcatroada, se possível”, disse.

Pelo mesmo diapasão alinhou Nataniel Noje, residente naquele distrito, que apelidou a situação das vias de “grande vergonha”. “A questão da estrada é bastante preocupante. Aqui, tanto os residentes como os turistas precisam de se deslocar para visitar outros bairros, mas para chegar lá é um verdadeiro caos”, defendeu.

Devido às distâncias, a população leva muitas horas para se deslocar de um bairro para outro, por isso, no comício, exigiu que a edilidade introduza o transporte público. Em resposta, Simango reconheceu haver ainda muito por fazer no distrito, uma vez que há muitas carências. Assim, Simango garantiu de tudo fazer para trazer soluções a este distrito.

“A estrada é também nossa preocupação e nós vamos incluir isto no orçamento, para que se garanta a reabilitação e construção de estradas”, disse, deixando claro que prefere disponibilizar recursos e deixar que a população defina as prioridades.

Negócios em Inhaca

O comércio é uma das principais actividades no distrito Municipal de Inhaca, depois do turismo e pesca, mas o mesmo já não é visto como tal.

*Leia mais na edição impressa do «Jornal O País»

Sem comentários:

Mais lidas da semana