segunda-feira, 16 de maio de 2011

PORTUGAL QUER PARCERIAS NA CPLP PARA ENERGIAS RENOVÁVEIS





Em Nova Iorque, secretário de Estado português do Ambiente aponta exemplos do potencial de cooperação energética com o Brasil, Angola e Moçambique.

Portugal quer investimentos e cooperação dos membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, Cplp, para produzir energia a partir do gás metano, referiu esta quinta-feira, em Nova Iorque, o secretário de Estado portugês do Ambiente, Humberto Rosa.

Após participar na reunião da Comissão da ONU do Desenvolvimento Sustentável, que decorre até esta sexta-feira, em Nova Iorque, o governante português apontou como experiência exemplar na gestão de resíduos, o protocolo activo com o estado brasileiro do Rio de Janeiro.

Potencial

Em África, Rosa referiu-se a acções em curso levadas a cabo pela unidade estatal portuguesa do sector, junto das autoridades de Angola e Moçambique, "com vista a buscar novas oportunidades."

Em entrevista a Rádio ONU, Humberto Rosa destacou o potencial das parcerias no processo de transformação de energias.

"Não só reduzimos um gás com efeito de estufa como tiramos uma mais-valia económica e energética. Nós temos este conhecimento e um dos nossos interesses é esse. Até porque se em cooperação com os países, caso haja interesse, isso resultar na redução de emissões com gases do efeito de estufa, podemos como um país desenvolvido que tem obrigações de reduzir emissões, contar com créditos desses a nosso favor,\"disse.

Fontes Renováveis

O secretário de Estado lembrou que Portugal atingiu 60% de produção de electricidade a partir de fontes renováveis. Na última década, o país dotou-se de estruturas de gestão de resíduos que ajudaram a assumir maior controlo de lixeiras.

Em Nova Iorque, a ONU fez apelo aos governos para que alcancem progressos na negociação de um pacto para a redução de emissão de gases do efeito de estufa antes da Conferência sobre o ambiente a decorrer na cidade sul-africana de Durban, em Dezembro.

Sem comentários:

Mais lidas da semana