sábado, 14 de maio de 2011

Portugal: UM OFICIAL, UM CHEFE E DOIS AGENTES DA PSP DETIDOS


O sub-comissário Mendes Canilho, comandante da esquadra do Estoril, um dos detidos - Fotografia © DR


Tráfico de droga e posse ilegal de arma

Um oficial (subcomissário), um chefe e dois agentes da PSP são os polícias detidos hoje de madrugada no âmbito de uma investigação por crimes relacionados com segurança privada ilegal, tráfico de droga e posse ilegal de arma, entre outros ilícitos.

Segundo revelou em conferência de imprensa o intendente Luís Elias, foi ainda detido um cidadão civil. Outros quatro suspeitos - incluindo três elementos da PSP (um oficial e dois agentes) - foram também constituídos arguidos, mas não foram detidos por "não estarem reunidos os pressupostos legais para a sua detenção".

Os quatro polícias detidos na madrugada de hoje "são todos" do Comando Metropolitano de Lisboa, designadamente da zona de Cascais.
Os polícias constituídos arguidos estão ainda no activo, podendo vir a ser alvo de processos disciplinares, admitiu o responsável da Polícia de Segurança Pública (PSP).

A investigação começou em Março de 2010 e foi coordenada pela Unidade Especial de Combate à Criminalidade Especialmente Violenta do Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) de Lisboa e permitiu reunir indícios do envolvimento dos detidos, juntamente com outros quatro suspeitos (três deles polícias), "em esquemas organizados de segurança privada ilegal, tráfico de droga e outros crimes, disse o mesmo responsável da PSP.

Os cinco detidos têm idades entre 32 e 47 anos, tendo Luís Elias escusado-se a adiantar pormenores sobre o tráfico de estupefacientes e o tipo de droga envolvida na actividade criminosa.

No decurso da investigação cumpriram-se 19 mandados de busca que visavam residências, quatro estabelecimentos de diversão nocturna e duas esquadras de polícia, entre outros locais.

Questionado pelos jornalistas, o intendente Luís Elias precisou que alguns dos estabelecimentos de diversão nocturna podem estar conotados com bares de alterne.

Na operação foram apreendidos cinco revolveres, quatro pistolas, três caçadeiras, três armas de alarme, uma arma de alarme adaptada, uma carabina, uma pressão de ar, cerca de 1.300 munições de diversos calibres, diversas armas brancas, equipamento de vigilância, equipamento informático, oito viaturas e cerca de 13.500 euros em numerário.

Confrontado pelos jornalistas, o responsável da PSP admitiu que a apreensão de material de vigilância esteja relacionado com outros ilícitos como devassa da vida privada e abuso de autoridade.

Os detidos serão no sábado ouvidos no Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa em primeiro interrogatório judicial para eventual aplicação de medidas de coação.

Sem comentários:

Mais lidas da semana