EL - LUSA
Díli, 19 mai (Lusa) -- O Presidente timorense, José Ramos-Horta, apelou hoje para que Singapura reconsidere o seu veto à adesão de Timor-Leste à Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN), noticiou a agência japonesa Kyodo.
"Seria lamentável que Singapura seja o único estado membro da ASEAN a usar o direito de veto. Seria um sinal errado para o povo timorense e penso que isso criaria algum ressentimento no interior da própria ASEAN, se apenas um país puder impor a sua posição aos restantes", disse Ramos-Horta à Kyodo, em Díli.
O chefe de Estado timorense espera que Singapura reconsidere, e escute as posições já expressas por países como a Indonésia, Malásia, Tailândia e Cambodja, "que são totalmente a favor da adesão agora de Timor-Leste", salientou.
Na cimeira da ASEAN, realizada esta semana em Jacarta, o Presidente da Indonésia, Susilo Bambang Yudoyono, saudou a pretensão de adesão de Timor-Leste mas acentuou que uma decisão nesse sentido apenas será tomada depois de 2015.
Ramos-Horta considerou que aderir à ASEAN somente em 2015 será demasiado tarde para o seu país e insistiu para que a adesão seja efetiva ainda este ano ou em 2012.
Dez países fazem parte da ASEAN: Birmânia, Brunei, Cambodja, Filipinas, Indonésia, Laos, Malásia, Singapura, Tailândia e Vietname.
Sem comentários:
Enviar um comentário