quinta-feira, 19 de maio de 2011

Transformação democrática é "inspiração" para todo mundo -- Hillary Clinton




PDF – MDR - LUSA

Nova Iorque, 18 mai (Lusa) -- A transformação democrática em Timor-Leste desde a independência, cujo 9.º aniversário se celebra na sexta-feira, é uma "inspiração para a comunidade internacional", afirmou a secretária de Estado norte-americana Hillary Clinton.

A mensagem de felicitações a Timor-Leste pela efeméride de 20 de maio, hoje divulgada pela secretária de Estado norte-americana, em nome do Presidente e do povo norte-americanos, sublinha ainda que os dois países estão "unidos pelo respeito mútuo e interesses partilhados".

"Estamos empenhados em fortalecer e aprofundar esta parceria para promover a democracia, liberdade e direitos humanos em todo o mundo", refere Clinton.

"A vossa transformação democrática serve de inspiração para a comunidade internacional", adianta Clinton, que recebeu recentemente em Washington o primeiro-ministro timorense, Xanana Gusmão.

As autoridades timorenses consideraram a data de 20 de maio de 2002 como o dia da restauração da independência de Timor-Leste, com a entrada em vigor da nova Constituição do país, após cerca de 30 anos de ocupação Indonésia.

Para as comemorações em Díli viajou o ministro dos Negócios Estrangeiros português, Luís Amado, que manterá encontros com o Presidente, José Ramos-Horta, com o primeiro-ministro, Xanana Gusmão, e com o seu homólogo, Zacarias da Costa.

O ministro português vai também reunir-se com responsáveis da missão da ONU no país (UNMIT) e manter encontros com o contingente da GNR ali destacado e com a comunidade portuguesa.

Sem comentários:

Mais lidas da semana