segunda-feira, 27 de junho de 2011

Agora reverteram os papéis: XANANA CONTROLA A PNTL E USA-A CONTRA AS F-FDTL




OPINIÃO DO LEITOR


Este leitor anónimo tem uma imaginação muito, muito, fértil.

Engraçado como o leitor faz a interpretação dos eventos para apoiar as teorias de conspiração da Fretilin.

“Não devemos esquecer a ligação das chefias das F-FDTL com a FRETILIN”, diz.

Pois aqui está. A Fretilin nunca aceitou que as FALINTIL se tivessem despartidarizado e transformado num exército de defesa e libertação nacional sob o comando de Xanana Gusmão.

Ainda hoje parece haver leitores que persistem em acreditar que as F-FDTL são uma força armada da Fretilin, como demonstra o comentário deste leitor anónimo.

Durante a crise de 2006 quase conseguiram fazer o tempo voltar para trás e submeter mais uma vez as F-FDTL ao controle politico da Fretilin, com os resultados já conhecidos.

Só que Taur Matan Ruak apercebeu-se do perigo e mais tarde confidenciou isso mesmo a Xanana Gusmão dizendo-lhe que tinha dito ao então ministro de defesa do governo Fretilin que o maior erro do seu governo foi o de tentar submeter as F-FDTL ao controle da Fretilin.

A partir desse momento o Taur e as F-FDTL começaram a adoptar uma postura mais neutra com resultados bem visíveis e positivos na gestão da crise politico militar de 2006.

Engraçado, também, que quando Xanana Gusmão era PR, a propaganda da Fretilin acusava-o de controlar as F-FDTL para atingir os seus objectivos contra o governo Fretilin e que tinha a PNTL sob seu controlo. Diziam eles que Xanana estava a criar confrontos entre a F-FDTL, o seu comando, e a PNTL do governo.

Agora os senhores propagandistas reverteram os papéis. Xanana controla a PNTL e usa-a para atingir os seus fins políticos contra as F-FDTL que estão ligados a Fretilin?

Isto tudo mais parece uma fantasia imaginada de uma cabeça infantil. Certamente que infantil é uma palavra adequada para descrever as teorias de conspiração criadas pela máquina de propaganda da Fretilin.

Já quase ninguém os leva a serio.

1 comentário:

Anónimo disse...

Mais um? Vou ter que rever a opiniao que tinha da Fabrica.

Estarei a sonhar? acordado?

Mais lidas da semana