segunda-feira, 27 de junho de 2011

Timor 2012: FRETILIN, Igreja Católica e F-FDTL querem limpar TL de corruptos e criminosos




OPINIÃO DO LEITOR


O PR José Ramos Horta é diplomata acima de tudo. Uma pessoa inteligente e com muitos anos de experiencia. Ele sabe que é a pessoa mais indicada para Presidente. Pelo que se apura dentro da FRETILIN a candidatura de Taur será uma bênção dos céus pois uma mão forte e virada para a disciplina já não é sem tempo.

Não devemos esquecer a ligação das chefias das F-FDTL com a FRETILIN. Lu Olo, Taur, Falur, Lere e mais, esses mais que nunca guardam os verdadeiros segredos sobre Xanana.

Sabemos que a Igreja Católica Timorense também tem grandes poderes, sabemos da amizade de Taur com o Bispo Basílio e vimos recentemente em Baucau num comício da FRETILIN o Bispo Basílio sentado com Lu Olo e Mari Alkatiri. O Bispo Basílio falou para os apoiantes da FRETILIN no comício. Tanto a Igreja como a FRETILIN, assim como as F-FDTL, já não aceitam meias medidas e dizem "CHEGA".

Ramos Horta já não pode mais continuar sentado a meio campo e pelo que parece também está de acordo com a FRETILIN. Ele sabe que Xanana o queria morto e sabe que logo na primeira oportunidade Xanana não o poupa (para mais informação ver " YouTube - Downfall of a PM - East Timor).

O que está a acontecer é pura e simplesmente uma preparação por parte da FRETILIN, Igreja Católica e F-FDTL para limpar TL de corruptos e criminosos de uma vez e dar ao povo uma paz verdadeira e um futuro que este tão sofrido povo lutou para alcançar, porque se não a luta teria sido em vão.
 
Não é por acaso que Fernando Lasama quer distanciar-se de Xanana e do CNRT.

Xanana, por sua vez, tem as PNTL, foi por isso mesmo que ele pôs lá Longuinhos Monteiro e enquanto ministro da polícia e armou as PNTL até aos dentes.

A maior parte dos crimes cometidos em TL envolvem membro das PNTL e esses nunca foram julgados. Porquê? Já alguma vez se ouviu o PM dizer algo de má conduta de membros das PNTL? Esses são também membros dos maiores gangs de artes marciais que causam distúrbios à noite, são os ninjas e etc., que convêm ao Xanana pois ele já provou que é bom em guerrilha, cria-se instabilidade e depois actua em tipo emboscada.

Xanana tem seus apoiantes, como Rui Lopes e outros líderes das milícias pró -Indonésia para causar instabilidade. É por isso mesmo que Xanana não quer as forcas ISF nem a UNPOL. Só que desta vez ele vai ter de enfrentar as F-FDTL e o novo Presidente Taur Matan Ruak. Vamos ver....

4 comentários:

Anónimo disse...

Este leitor anonimo tem uma imaginacao muito, muito fertil.

Hahahahaha.

Engracado como o leitor faz a interpretacao dos eventos para apoiar as teorias de conspiracao da fretilin.

"Não devemos esquecer a ligação das chefias das F-FDTL com a FRETILIN

Pois aqui esta. A Fretilin nunca aceitou que as FALINTIL se tivessem despartidarizado e transformado num exercito de defesa e libertacao nacional sob o comando de Xanana Gusmao.

Ainda hoje parece haver leitores que persistem em acreditar que as F-FDTL sao uma forca armada da Fretilin como demonstra o comentario deste leitor anonimo.

Durante a crise de 2006 quase conseguiram fazer o tempo voltar para tras e submeter mais uma vez as F-FDTL ao controle politico da Fretilin com os resultados ja conhecidos.

So que Taur Matan Ruak apercebeu-se do perigo e mais tarde confidenciou isso mesmo a Xanana Gusmao dizendo-lhe que tinha dito ao entao ministro de defesa do governo Fretilin que o maior erro do seu governo foi o de tentar submeter as F-FDTL ao controle da Fretilin.

A partir desse momento o Taur e as F-FDTL comecaram a adoptar uma postura mais neutra com resultados bem visiveis e positivas na gestao da crise politico militar de 2006.

Engracado tambem que quando Xanana Gusmao era PR, a propaganda da Fretilin acusava-o de controlar as F-FDTL parat atingir os seus objectivos contra o governo Fretilin que tinha a PNTL sob seu controlo.
Diziam eles que Xanana estava a criar confrontos entre a F-FDTL son seu comando e a PNTL do governo.

Agora os senhores propagandistas reverteram os papeis.
Xanana controla a PNTL e usa-a para atingir os seus fins politicos contra as F-FDTL que estao ligados a Fretilin?

Isto tudo mais parece uma fantasia imaginada da cabeca de um infantil. Certamente que infantil eh uma palavra adequada para descrever as teorias de conspiracao criadas pela maquina de propaganda da fretilin.
Ja quase ninguem os leva a serio.

Hahahaha.

Anónimo disse...

Eu tambem concordo com o primeiro comentarista. Sou Timorence e estive na luta armada muito perto do Irmao Xanana. Conheco o bem e vejo que o comentario e' claro e posso dizer que e' o que pensam muitos Timorences. Propaganda da Fretilin ou nao a verdade e' que e' isso mesmo que temos visto. No entanto isso e' simplesmente o comentario duma pessoa nao e' necesssario insultar ou de chamar nomes a essa pessoa. So o tempo dira.... Obrigado

Anónimo disse...

Hoje em dia todos e qualquer um pode reclamar que andaram perto de Xanana durante a luta no mato.

Todos e qualquer um pode reclamar que conhecem Xanana do tempo no mato como que para dar credibilidade as teorias da fretilin.

Enfim, existem mais herois e veteranos da guerra hoje do que na altura da ocupacao indonesia.

A verdade e' que o grupo dos verdadeiros veteranos da guerra (oficialmente reconhecidos) aqueles que lutaram mesmo de armas na mao ao lado e sob o comando de Xanana apoiam-no e dizem que "Ami sei la husik maun boot Xanana" (Nos nao vamos abandonar o irmao mais velho Xanana).

Nao estou a dizer que o comentarista anterior esteja a mentir. Somente que tem uma opiniao contraria a maioria dos seus colegas veteranos da guerra.

Nao sou quem o digo. Leiam as noticias nos jornais locais timorenses.

Anónimo disse...

"Ramos Horta já não pode mais continuar sentado a meio campo e pelo que parece também está de acordo com a FRETILIN"

Ramos Horta esta em acordo com a Fretilin em relacao a que?

Nao se percebe estas declaracoes generalizadas. Fazem declaracoes destas como que para dar a impressao que todo o mundo esta contra Xanana mas a realidade nada disso mostra.

Xanana continua a ser respeitado pelo povo (Nao o povo nao e' a fretilin ou a fretilin e' o povo. Essas falacias ja foram mais que desmascaradas nas ultimas eleicoes).

Ramos Horta disse muitas vezes a Fretilin que nao via razao para as eleicoes anticipadas que a Fretilin exigia.

Esta agora de acordo com que?

Por favor expliquem-se em vez de estarem a mandar essas bocas sem qualquer outro gundamento senao de querem dar a impressao de que sao detentores de uma 'verdade' desconhecida pelos timorenses.

Por favor!

Mais lidas da semana