segunda-feira, 27 de junho de 2011

RAMOS HORTA CONSIDERA ANGOLA EXEMPLO DE TENACIDADE




ANGOLA PRESS

Luanda – Angola é um exemplo de firmeza e tenacidade na luta pela independência, a segurança, paz e bem-estar do povo, declarou hoje, segunda-feira, em Luanda, o Presidente da República de Timor Leste.

José Ramos Horta discursava na sessão solene extraordinária da Assembleia Nacional, convocada por ocasião da sua visita de quatro dias a Angola.

Disse ser com satisfação que se dirige à Assembleia Nacional democraticamente eleita e testemunho do caminho percorrido por Angola.

Para o líder timorense “Angola é uma potência africana cuja história ao longo das últimas décadas constitui exemplo de firmeza e tenacidade na luta pela independência, a segurança e a paz, condições necessárias para o desenvolvimento económico e melhoria das condições de vida e bem-estar do povo angolano”.

“Angola está finalmente em paz. Tenho tido notícias dos progressos na melhoria das infra-estruturas e das altas taxas médias de crescimento da economia angolana”, referiu.

Adianta que “Angola pode finalmente transformar em bem-estar os dividendos da paz, conquistada graças à firmeza do seu povo e tenacidade dos seus líderes.

Aponta o país como um motor de desenvolvimento regional, uma potência cuja experiência e maturidade continuarão a ter impacto decisivo para a estabilidade do continente.

Referiu a influência positiva de Angola nos processos de independência do Zimbabué e da Namíbia, bem como da democratização da África do Sul e da libertação de Nelson Mandela.

A contribuição para unidade nacional e estabilidade da República Democrática do Congo e para a estabilização da Guiné-Bissau foram outros feitos apontados.

O líder timorense falou da importância da Comunidade dos Países de Língua portuguesa (CPLP), como uma aliança de oito irmãos, com enorme afirmação dos seus valores de liberdade, tolerância, desenvolvimento e convivência pacífica com todos os povos do mundo, mantendo boas relações com as grandes potências e economias mundiais.

Garantiu que Timor Leste apoiará e contribuirá as todas as iniciativas que visem a afirmação da CPLP.

Apela às autoridades zimbabueanas a aderirem as iniciativas de paz e outros esforços regionais de mediação e dar impulso ao processo de renovação da confiança do povo no futuro do país.

O Presidente de Timor Leste enalteceu os ganhos da independência no seu país, referindo dados sobre o crescimento económico, redução das taxas de mortalidade infantil e materna, bem como dos esforços para eliminar o analfabetismo até 2015.

Sem comentários:

Mais lidas da semana