sábado, 25 de junho de 2011

Angola: MINISTRA CONSIDERA QUE ECONOMIA É A QUE MAIS CRESCE NO CONTINENTE




ANGOLA PRESS

Luanda - Angola é uma das economias africanas que teve maior ritmo de crescimento a nível mundial, entre 2001 e 2010, situando-se à volta dos 11,1 porcento, disse nesta quinta-feira, em Luanda, a ministra do Comércio, Idalina Valente.

A governante falava na abertura da III edição da Feira Internacional de Luanda de Mobiliário e Decoração, que arrancou em simultâneo com a II edição do Salão Imobiliário de Angola (SIMA 200121).

Segundo a ministra, estes resultados estão muito ligados à subida do preço do principal produto de exportação de Angola (Petróleo), o que aponta também para uma realidade do potencial ainda por explorar noutros sectores do mercado nacional.

A título de exemplo, disse que nos seus primórdios, a província de Cabinda cresceu com a exploração da madeira e só mais tarde começou a exploração do petróleo.

Considerou que o leste de Angola tem mais potencial na exploração florestal equilibrada e sustentável do que na exploração mineral.

Segundo afirmou, o produto nacional tem um potencial enorme para crescer, tendo em conta que o país importa aproximadamente 90 porcento do que consome internamente e por fazer parte da região de África Austral, que conta com mais de 200 milhões de potenciais de consumidores.

Disse que o Executivo está a elaborar estratégias para melhorar as condições de investimento em Angola, e melhorar a regulamentação do sector das importações e exportações, das interligações com a banca e alfandegas, assim como melhorar as condições das infra-estruturas de transportes no país.

Disse ser pretensão do Executivo aumentar os postos de trabalho e melhorar as condições de vida das famílias e permitir que um maior número de cidadãos possa facilmente entrar para o circuito do consumo, fazendo com que a economia se desenvolva com maior sustentabilidade.

Participam no SIMA 20011 cerca de 100 expositores, numa promoção da Feira Internacional de Luanda (FIL) e parceiros.

Sem comentários:

Mais lidas da semana