quinta-feira, 16 de junho de 2011

Ban Ki-moon chega amanhã a Brasília para procurar apoios para recandidatura a SG da ONU




FYRO - LUSA

Rio de Janeiro, 15 jun (Lusa) -- O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, chega amanhã ao Brasil, onde se encontrará com a presidente Dilma Rousseff, procurando apoio para sua reeleição para o mais alto cargo da ONU.

Na ocasião, o secretário-geral da ONU aproveitará para participar na cerimónia de assinatura do Marco de Assistência das Nações Unidas para o Desenvolvimento para 2012-2015, documento que traça as ações do sistema da ONU no país para os próximos quatro anos.

A agenda do secretário-geral prevê ainda encontros com representantes das diversas agências, fundos e programas das Nações Unidas no Brasil. Em plena campanha para a recandidatura, Ban Ki-moon falará diretamente com alguns dos funcionários da ONU no país.

Ainda na quinta-feira, o secretário-geral reunirá com lideranças da sociedade civil e com o senador José Sarney. O encontro com a presidente Dilma Rousseff está marcado para o final da tarde. Neste encontro serão debatidos temas da agenda internacional.

Hoje, a organização Survival International fez um apelo ao secretário-geral da ONU para que abordasse, durante seu encontro com a presidente brasileira, a situação dos povos indígenas no país.

Algumas tribos da etnia dos Guaranis, Awá e Yanomami têm sofrido com problemas de disputas da terra na região norte, além de se verem obrigados muitas vezes a deslocamentos forçados, em função de obras para a construção de grandes projetos de infraestruturas, como é o caso da polémica barragem de Belo Monte no Rio Xingu, no Pará.

À noite, Ban Ki-moon participará num evento promovido pelo Sistema das Nações Unidas do Brasil, no qual se encontrará com os Embaixadores de Boa Vontade da ONU e com a ministra da Secretaria de Políticas para Mulheres, Iriny Lopes, que entregará um abaixo-assinado com 44.123 assinaturas de homens brasileiros a favor da campanha pelo fim da violência contra as mulheres.

A campanha em questão foi realizada pela ONU e liderada pelo secretário-geral nos anos de 2008 e 2009 e, na época, o Brasil foi o primeiro país a responder ao pedido.

Na sexta-feira, o mais alto responsável da ONU, que já passou pela Colômbia, Argentina e Uruguai, vai encontrar-se ainda com a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, e com a Ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, encontros nos quais lhes deverão ser apresentados os programas que o Brasil tem desenvolvido nessas áreas.

No final do dia, o secretário-geral da ONU reúne-se com Marina Silva, ex-ministra do Meio Ambiente do governo Lula, e integrante do Partido Verde, que também faz parte do Grupo do Secretário-Geral dos Defensores dos Objetivos de Desenvolvimento do Milénio das Nações Unidas.

Esta é a terceira vez que o secretário-geral vem ao Brasil desde que assumiu o cargo em 2007.

*Foto em Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana