FYRO - LUSA
Rio de Janeiro, 07 jun (Lusa) -- Após a morte de quatro ambientalistas nas últimas duas semanas, a região Norte do Brasil receberá hoje uma equipa da Força Nacional de Segurança para combater o crime na região.
A equipa será composta por efetivos da Força Nacional de Segurança, Forças Armadas, Polícia Federal e Polícia Rodoviária, além de contar com a colaboração do governo dos estados, informa a Agência Brasil.
A ordem foi dada pela Presidente Dilma Rousseff após uma reunião, na semana passada, com o governador do Pará, Simão Jatene, do Amazonas, Azia Elias, e de Rondônia, Confúcio Moura, para discutir a onda de crimes desencadeada na região.
Durante o encontro, estiveram presentes ainda os ministros da Justiça, José Eduardo Cardozo, da Defesa, Nelson Jobim, além da ministra de Direitos Humanos, Maria do Rosário, e o ministro do Desenvolvimento agrário, Afonso Florence.
A prioridade de Dilma Rousseff -- que admitiu na ocasião que a situação estava fora do controlo -- é combater a impunidade nas zonas rurais que, segundo dados do governo federal, chega a 98 por cento dos casos.
As mortes ocorridas nas últimas semanas foram registadas num assentamento (terras ocupadas por trabalhadores rurais) e ainda estão a ser investigadas pela polícia.
De acordo com o secretário de Segurança do Pará, Luiz Fernandes, além dos crimes mais recentes, 13 camponeses foram assassinados na região em 2010 sem que se realizasse posteriormente a devida investigação para punir os culpados.
Sem comentários:
Enviar um comentário