terça-feira, 7 de junho de 2011

Cabo Verde: Abastecimento de água à capital estará resolvido até quarta-feira - Governo




JSD - LUSA

Cidade da Praia, 07 jun (Lusa) -- O problema de abastecimento de água na Cidade da Praia, sem pinga nas torneiras há 16 dias consecutivos, ficará resolvido na quarta-feira, garantiu hoje o Governo de Cabo Verde.

Numa conferência de imprensa, o ministro do Turismo, Indústria e Energia cabo-verdiano, Humberto Brito, indicou que está já na capital de Cabo Verde um técnico espanhol da empresa fornecedora do equipamento para resolver o problema, já identificado, e que, "num cenário pessimista", a água voltará na quarta-feira às torneiras.

A capital de Cabo Verde, onde reside mais de um quarto da população total do país (132 mil habitantes, mais cerca de 20 mil "flutuantes"), está privada de água nas torneiras desde 23 de maio, primeiro durante seis dias, devido aos trabalhos de beneficiação da rede, e, depois, na sequência de uma avaria na central dessalinizadora de maior potência.

Humberto Brito, que chefia uma "task force" criada na última quinta-feira pelo Governo para fazer face ao problema, disse ter reunido com a direção da Electra, empresa pública de produção e distribuição de água e energia, mas não soube adiantar qual o tipo de avaria que ocorreu quando, após a conclusão das obras iniciais, a maior dessalinizadora não arrancou, estando parada desde 30 de maio.

Neste momento, segundo o ministro cabo-verdiano, a produção de água na Cidade da Praia não está nem a um terço da capacidade, uma vez que dos 7.400 metros cúbicos/dia (m3/dia) tradicionais, a central está apenas a produzir 2.400, o que, admitiu, é "insuficiente".

O governante cabo-verdiano garantiu que a água que está a ser distribuída é de qualidade -- "são feitos testes regulares" -, embora não tenha manifestado a mesma certeza em relação aos 1.200 m3/dia que provêm dos diferentes furos com que estão a ser abastecidos os autotanques.

Humberto Brito, não explicando o silêncio da Electra, salientou que o Governo, em parceria com outras instituições públicas e privadas, tem-se "esforçado" para minimizar a falta de água na capital, para o que tem utilizado autotanques para abastecer chafarizes, hospitais, centros de saúde e Forças Armadas, entre outras entidades.

Para o futuro, e para evitar situações do mesmo género, acrescentou, o Governo pretende aumentar capacidade de produção de água, tendo já encomendado mais um dessalinizador de 5.000 m3, que deverá estar instalado até ao fim deste ano.

"Há toda a preocupação em resolver a questão estrutural de fornecimento de água à Cidade da Praia, pelo que esta situação veio demonstrar que a preocupação de criar situações de «back up» para fornecimento de água faz todo o sentido e é premente continuar com os investimentos que estão programados", sublinhou.

*Foto em Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana