O ministro chinês dos Negócios Estrangeiros, Yang Jiechi, disse hoje que a corrida à direcção do Fundo Monetario Internacional (FMI) continua "aberta", depois de um encontro com a candidata europeia, a ministra francesa das Finanças, Christine Lagarde.
"Tivemos um bom debate. Ela explicou-me o objetivo da sua candidatura. Ouvi atentamente", disse Yanh Jiechi.
Christine Lagarde é uma das principais candidatas a substituir o também francês Dominique Strauss-Khan na direção do FMI, mas algumas economias emergentes contestam que o cargo continue a ser ocupado por uma personalidade europeia.
"A corrida, agora, está aberta. Há bastantes pessoas a fazer campanha", disse Yang Jiechi.
Largarde chegou a Pequim hoje, vinda da Índia, onde foi também explicar os objetivos da sua candidatura.
Alem de Yang Jechi, a agenda de Lagarde inclui encontros com o vice-primeiro-ministro-chines Wang Qishan, o ministro das Finanças, Xie Xuren, e o governador do Banco Central da China, Zhou Xiaochuan.
"Era muito importante para mim vir explicar o propósito da minha candidatura às autoridades chinesas", afirmou Christine Lagarde, que já esteve também no Brasil.
O anterior director do FMI, o francês Dominique Strauss Khan, demitiu-se do cargo em meados do maio, depois de ter sido detido por suspeita de agressão sexual a uma empregada de um hotel de Nova Iorque.
**Com Lusa
Sem comentários:
Enviar um comentário