quarta-feira, 8 de junho de 2011

Corrupção: BANCO MUNDIAL QUER FIM DA CORRUPÇÃO NA CONSTRUÇÃO DE ESTRADAS




ÁFRICA 21, com agência

Nova York - Um relatório do Banco Mundial, publicado quarta-feira (1), condenou o problema da corrupção na construção de estradas. Segundo a instituição financeira, a corrupção ocorre nos países desenvolvidos e em desenvolvimento.

O relatório “Restringindo Fraude, Corrupção e Conluios no Setor de Estradas” sugere que os países pobres podem reduzir perdas causadas por fraudes na licitação e na execução dos contratos, informa a rádio ONU.

O documento é baseado em investigações realizadas pelo Banco em projetos apoiados pelo órgão e relatórios dos próprios governos, além da própria experiência das nações desenvolvidas.

O presidente do Banco Mundial, Roberto Zoellick, disse que a corrupção na construção de estradas e rodovias é um problema de países pobres e ricos. Mas ele lembra também que as perdas econômicas são mais duras para comunidades carentes do mundo em desenvolvimento.

Zoellick afirmou que estradas bem planejadas, seguras, e mantidas de forma adequada, são fundamentais para o crescimento econômico e o combate à pobreza nos países.

Entre as medidas recomendadas pelo Banco Mundial para combater a corrupção na construção de estradas estão competitividade nas negociações, a imposição de um teto para as licitações, estimativas corretas do valor da obra e a supervisão periódica do patrimônio de funcionários envolvidos com a construção das estradas.

Mais de 100 clientes do Banco Mundial pedem a empregados ligados ao processo de licitação que informem, periodicamente, o tamanho do seu patrimônio e bens.

Sem comentários:

Mais lidas da semana