quinta-feira, 16 de junho de 2011

CPLP: Observatório de Fluxos Migratórios começa a funcionar no segundo semestre deste ano




MSE - LUSA

Bissau, 15 jun (Lusa) -- O observatório dos fluxos migratórios da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) vai começar a funcionar no segundo semestre deste ano, disse hoje à Lusa diretor-geral dos Serviços de Estrangeiro e Fronteiras de Portugal, Manuel Palos.

A decisão foi tomada durante a reunião de três dias dos chefes dos Serviços de Estrangeiros e Fronteiras da CPLP, que hoje terminou em Bissau.

"Decidimos que durante o segundo semestre e até à próxima reunião dos ministros da Administração Interna da CPLP, que vai decorrer em Angola, estará em funcionamento pleno na sede da CPLP em Lisboa o observatório dos fluxos migratórios", afirmou aos jornalistas no final do encontro que se realizou em Bissau.

O regulamento para a criação do observatório foi aprovado em maio de 2006.

Segundo Manuel Palos, o observatório vai permitir a todos "trocar informações e estatísticas dos diferentes países" e disponibilizar a legislação em vigor em toda a CPLP e estudos.

O encontro, onde participaram todos os responsáveis pelos serviços de migração e fronteiras da CPLP, excetuando Timor-Leste, não se realizava desde 2007.

"Esta reunião cumpriu todos os objetivos a que nos tínhamos proposto. As expetativas eram altas e eram grandes uma vez que não nos reuníamos desde 2007", disse Manuel Palos.

Durante o encontro, que teve início segunda-feira, foram discutidos vários temas entre os quais a livre circulação no espaço CPLP e o tráfico de pessoas.

Sem comentários:

Mais lidas da semana