terça-feira, 7 de junho de 2011

Diálogo de Shangri-la reflete situação complexa da segurança na Ásia-Pacífico





Foi encerrado em Singapura o 10º Diálogo de Shangri-la. O nível, o conteúdo e a influência do evento refletem a atual situação complexa da segurança na região Ásia-Pacífico e também a grande atenção do mundo à segurança asiática.

O mecanismo de Diálogo de Shangri-la foi criado em 2002. Após 9 anos, se tornou uma das conferências multilaterais de maior escala, e de nível mais alto sobre a segurança da Ásia-Pacífico, exercendo grande influência no mundo. Esta edição da conferência contou com a participação do ministro de defesa britânico e altos funcionários da França, Alemanha e Canada. Isso comprova que, além dos países da região, os da América do Norte e Europa estão cada vez mais atentos à segurança da Ásia–Pacífico. O nível dos participantes do evento foi o mais alto já registrado. Entre eles, o presidente do Timor-Leste, o primeiro-ministro da Malásia e o vice-premier russo. Tudo isso mostra que a região Ásia-Pacífico está se destacando na economia e política mundial, e que as relações de interesse entre o local e outras regiões do mundo estão se estreitando constantemente. O desenvolvimento e a segurança do território estão exercendo uma influência cada vez maior no mundo inteiro.

Os tópicos de discussão na conferência refletem os principais desafios enfrentados na área de segurança asiática. Alguns se referem a questões antigas, tais como, conceito e despesas militares, política de defesa, confiança energética, disputas de território e marítimas e segurança costeira. Outros, se referem a questões atuais de grande preocupação, como por exemplo, situação afegã, questão nuclear da Península Coreana, questão do Mar do Sul da China, luta contra piratas e tráfico internacional de drogas. Na verdade, essas questões são apenas uma parte dos desafios enfrentados pela segurança da Ásia-Pacífico. O envolvimento dos países de fora da região, mostra que os problemas são vários, urgentes e de difícil solução.

Nota-se que as relações de segurança da China e dos EUA na Ásia-Pacífico se tornaram fator importante que influencia a segurança da região. O Décimo Diálogo tratou como tópico especial a "Cooperação Internacional de Segurança da China", demonstrando que todos os países querem conhecer melhor e mais profundamente o conceito, política e direção do setor no país asiático.

Nesse sentido, a participação do ministro de Defesa chinês, Liang Guanglie, na conferência, chamou grande atenção. Outro participante de destaque foi o ministro de Defesa norte-americano, Robert Gates. No Diálogo, Gates afirmou que os EUA irão manter e reforçar sua presença militar na Ásia-Pacífico, além de cumprir suas promessas de segurança para os países da aliança. Liang Guanglie, mostrou a posição e as políticas chinesas e propôs quatro princípios de cooperação internacional de segurança. Pode-se dizer que o tratamento da China e dos EUA para suas divergências, a cooperação dos dois países e as contribuições conjuntas pela segurança regional são importantes fatos a serem avaliados pela comunidade internacional em relação à segurança da Ásia-Pacífico.

(Florbela Guo)

Sem comentários:

Mais lidas da semana