domingo, 5 de junho de 2011

Eleições: PSD GANHA, PORTUGAL VIRA À DIREITA E SÓCRATES DEMITE-SE DE LÍDER DO PS




LUCIANO ALVAREZ - PÚBLICO

José Sócrates assumiu a derrota nas eleições e apresentou a sua demissão da liderança do PS.

Já não há dúvidas que o PSD ganhou as eleições sem maioria absoluta, mas essa maioria pode ser obtida com os votos juntos do PSD e CDS.

José Sócrates, pelas 21h20 deste domingo, quando já estavam apuradas mais de 80 por cento das freguesias, assumiu a derrota e apresentou a demissão de secretário-geral dos socialistas.

“Não me escondo atrás das circunstâncias. Esta derrota é minha e é chegado o momento de abrir um novo ciclo político no PS”.

José Sócrates assegurou ainda que se vai manter como militante de base, assegurando que não assumirá qualquer cargo político, nomeadamente o de deputado. “Não quero condicionar a futura liderança do PS”, afirmou o ainda secretário-geral do PS.

“Regresso à condição de militante de base. Deixarei a primeira linha da actividade política e não pretendo ocupar qualquer cargo político”, salientou.

Sócrates recusou-se também a falar num nome para o seu sucessor como secretário-geral do PS, afirmando que o seu voto vale apenas um voto.

Sócrates revelou ter já pedido pediu ao presidente do PS, Almeida Santos, para que convoque com urgência a Comissão Nacional dos socialistas, de forma a que seja marcado um congresso extraordinário, tendo em vista eleger uma nova direcção.

António José Seguro, apontado como um possível sucessor de Sócrates, recusou-se para já a fazer qualquer declaração.

Durante o seu discurso, o ainda líder do PS revelou que já tinha telefonado para Passos Coelho a felicita-lo pela vitória. E acrescentou: “Desejo sinceramente o que desejaria para mim próprio e para qualquer outro que os portugueses escolhessem neste tempo de dificuldades. Desejo que encontre no fundo de si mesmo a sabedoria, a prudência e o sentido de justiça para liderar este país.”

Sócrates voltou a manifestar a disponibilidade do PS “para o diálogo e o entendimento” para resolver a crise em que Portugal se encontra. “Nunca o país precisou tanto de diálogo e de compromisso e isso não mudou com o resultado das eleições. Reafirmo portanto a disponibilidade do PS para o diálogo e para os compromissos e entendimentos que, em coerência com o seu projecto, sejam necessários para que o país possa atravessar esta crise que atravessamos”, afirmou.

“Os votos do PS estarão como sempre ao serviço de Portugal”, acrescentou José Sócrates.

Sócrates agradeceu a todos os socialistas e portugueses que sempre estiveram com o PS e com o Governo e salientou o trabalho feito por todos na campanha eleitora.

Já no período de perguntas e respostas, o ainda secretário-geral socialista teve de pedir calma aos militantes para ouvir as perguntas dos jornalistas, já que por duas vezes foram assobiados pelos presentes.

4 comentários:

Anónimo disse...

I am genuinely pleаsed to reaԁ thіѕ webѕite posts
which cοnsists of plenty of useful data, thаnks for providing thesе information.


Here іs my wеb-site;
Also see my page:

Anónimo disse...

It's going to be ending of mine day, but before end I am reading this great piece of writing to improve my experience.

my webpage; http://get-plus-followers.com

Anónimo disse...

It's remarkable to pay a visit this web site and reading the views of all mates concerning this post, while I am also keen of getting experience.

Also visit my web blog zulutrade

Anónimo disse...

With havin so much written content do you ever run into any issues of plagorism or copyright violation?
My website has a lot of unique content I've either created myself or outsourced but it looks like a lot of it is popping it up all over the internet without my agreement. Do you know any techniques to help stop content from being ripped off? I'd truly appreciate it.


Here is my blog :: wiki.chaotic-games.com

Mais lidas da semana