quinta-feira, 9 de junho de 2011

Espanha: MILHARES DE MANIFESTANTES EXIGEM LIBERTAÇÃO DE DETIDOS EM VALÊNCIA




ASP - LUSA

Valência, Espanha, 09 jun (Lusa) - Milhares de pessoas estão concentradas em frente à esquadra de Zapadores, em Valência, onde se encontram detidos cinco elementos do 'movimento 15 de Maio, detidos hoje em incidentes com a polícia em frente às Cortes Valencianas.

O protesto começou em frente à Delegação do Governo, transformando-se depois numa marcha até à esquadra da polícia, onde se juntou um segundo grupo de manifestantes, que tinham hoje um protesto em defesa do valenciano.

Duas linhas policiais impedem a chegada dos manifestantes à entrada do edifício, onde exigem a libertação imediata dos cinco detidos hoje, nos incidentes que provocaram 18 feridos, entre os quais oito agentes policiais.

Com gritos contra a polícia e as autoridades locais, incluindo "para tantas mãos não tens algemas suficientes", os manifestantes gritam palavras de ordem contra o que ocorreu hoje à tarde.

Os incidentes foram já condenados pelas autoridades locais, incluindo o presidente do governo regional, Francisco Camps, que acusou os manifestantes de procurarem agir "contra representantes institucionais" que estavam na cerimónia de constituição do parlamento regional.

A Delegação do Governo em Valência afirmou que "elementos radicais e anti-sistema" foram os principais instigadores dos incidentes registados hoje em frente ao parlamento regional.

Refere, em comunicado, que "em nenhum momento" houve qualquer carga policial, mas apenas "uma resposta pontual dos agentes para responder à agressão prévia por parte de um grupo de antissistema que atiraram objetos contundentes à polícia".

Várias manifestações estão planeadas e a decorrer neste momento em várias cidades espanholas, incluindo Barcelona e Madrid.

Na capital da Catalunha, dezenas de pessoas cortaram durante uma hora a Avenida Diagonal, uma das principais da cidade, dirigindo-se agora para a sede do PP.

Em Madrid antecipa-se nova manifestação em frente ao Congresso de Deputados, em Madrid, depois da assembleia-geral que decorre neste momento no acampamento da Puerta del Sol.

Sem comentários:

Mais lidas da semana