quinta-feira, 9 de junho de 2011

Protesto a favor de bombeiros ganha força, justiça recusa libertar os que estão detidos




GL - LUSA

São Paulo, 09 jun (Lusa) -- Os protestos a favor da libertação dos 439 bombeiros presos no Rio de Janeiro, no Brasil, por terem ocupado o comando-geral estão a ganhar força, com o aumento do número de manifestantes.

Segundo o jornal O Globo, está a aumentar o número de manifestantes acampados em frente à Assembleia Legislativa do Rio, no quinto dia de protesto contra a prisão dos bombeiros.

Na quarta-feira, a Polícia Militar também aderiu ao movimento para exigir, não apenas a libertação dos bombeiros, mas também melhores salários.

Os bombeiros foram detidos na manhã do último sábado, após terem ocupado o quartel do Comando-Geral dos Bombeiros, no centro do Rio de Janeiro, na noite anterior. A ocupação tinha como objetivo reivindicar um aumento salarial e melhores condições de trabalho.

A Justiça do Rio de Janeiro recusou na noite de quarta-feira a libertação dos detidos. Pelo código penal militar brasileiro, os líderes da invasão podem ser condenados até 12 anos de prisão.

Para a juíza que proferiu a decisão, a custódia dos militares é "imprescindível à garantia da ordem pública, por conveniência da instrução criminal e para a manutenção dos princípios da hierarquia e da disciplina militares, que se encontram flagrantemente ameaçados".

A magistrada disse ainda que "os bombeiros extrapolaram, e muito, o exercício do seu direito de lutar por melhores condições" ao "invadir o Comando Central, desrespeitar os seus superiores e danificar o património público".

No próximo domingo, está agendada uma passeata de apoio aos bombeiros na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, a partir das 09:00 locais (13:00 em Lisboa).

*Foto em Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana