sábado, 25 de junho de 2011

Timor-Leste: Aprovado regime de controlo dos preços e medidas de combate à especulação




MSO - LUSA

Díli, 24 jun (Lusa) -- O Conselho de Ministros de Timor-Leste aprovou um decreto-lei que estabelece o regime de controlo de preços, anunciou hoje o Governo no seu site oficial.

O novo diploma legal define as formas de intervenção do Estado na formação de um conjunto de preços, "com o objetivo de regular os preços dos bens e serviços considerados fundamentais para o bem-estar da população".

No mesmo diploma são definidas as medidas de criminalização do açambarcamento de bens e da especulação de preços.

As modalidades de intervenção podem passar pela fixação dos preços máximos, tetos de margens de comercialização, preços contratados com o setor comercial e de serviços e preços vigiados.

"Este diploma visa também contribui para melhorar a justiça social e económica das famílias, através da prática de preços justos", justifica o Conselho de Ministros na sua decisão.

Na última reunião daquele órgão foi igualmente aprovado o Regulamento da Indústria e Comercialização de Alimentos, com o objetivo de regular as atividades de produção industrial ou de confeção, transporte, comercialização e ainda o fornecimento de refeições ao público por outras empresas que não sejam restaurantes.

Refira-se que já estavam em vigor diplomas que regulamentam a segurança alimentar, restaurantes e água engarrafada, mas havia atividades conexas que não eram abrangidas por essa legislação.

Sem comentários:

Mais lidas da semana