segunda-feira, 6 de junho de 2011

Moçambique: Governo dos EUA apoia com 19,1 ME reabilitação da Barragem de Nacala




PMA - LUSA

Maputo, 06 jun (Lusa) - O Millennium Challenge Corporation, que gere um fundo do Governo norte-americano de apoio aos países mais pobres, assinou hoje um contrato de reabilitação da Barragem de Nacala, norte de Moçambique, orçado em 19,1 milhões de euros.

No quadro do acordo hoje assinado entre o MCC e a construtora sul-africana WBHO, a barragem de Nacala, na província de Nampula, deve ficar operacional até março de 2013, tendo em conta que as obras arrancam em junho.

Falando na assinatura do acordo, o ministro moçambicano da Planificação e Desenvolvimento, Aiuba Cuereneia, afirmou que a reabilitação do empreendimento vai permitir que 90 por cento da população do município de Nacala, estimada em 220 mil habitantes, tenha acesso à água potável.

"No fim das obras, a capacidade de encaixe da barragem passará de 4,2 milhões de metros cúbicos para 6,2 milhões de metros cúbicos", afirmou Aiuba Cuereneia.

Por seu turno, a embaixadora dos EUA em Maputo, Leslie Rowe, considerou o acordo hoje assinado "verdadeiramente especial, porque é o primeiro projeto desta magnitude no âmbito do MCC em Moçambique".

Ao abrigo dos fundos do MCC, Moçambique poderá beneficiar de mais de 479 milhões de euros em projetos de desenvolvimento de infraestruturas e apoio a atividades económicas, principalmente no setor agrícola, em algumas das províncias mais pobres do país.

Sem comentários:

Mais lidas da semana