JSD - LUSA
Cidade da Praia, 05 jun (Lusa) -- A execução das parcerias Especial e para a Mobilidade e as relações económicas e comerciais entre a União Europeia (UE) e Cabo Verde dominam na segunda-feira a reunião de alto nível que as duas partes farão na Cidade da Praia.
Em declarações aos jornalistas, o representante da Comissão Europeia (CE) em Cabo Verde, Josep Coll, salientou que a reunião, a quarta desde a assinatura da Parceria Especial em novembro de 2007, realçou que a parte política interna e internacional será a mais importante.
A segurança e estabilidade, a integração regional e a coordenação dos esforços de aproximação entre a Europa dos "27" e a Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), de que Cabo Verde é um dos 15 membros, são os temas principais da reunião.
Na ausência, por razões de agenda, da Alta Representante europeia para a Política Externa, Catherine Ashton, os "27" serão representados pelo "número dois" da diplomacia da UE, Pierre Vimont, que co-presidirá a reunião com o ministro das Relações Exteriores (MIREX) cabo-verdiano, Jorge Borges.
No encontro informal com os jornalistas, Josep Coll esteve acompanhado pelo responsável pelas relações da UE com os países da região da África Ocidental, Felisberto Sebregoni, que explicou que na agenda estará também a análise da Parceria para a Mobilidade, visando facilitar a circulação dos cabo-verdianos no espaço europeu.
A este propósito, Sebregoni assumiu que os participantes da IV Reunião de Diálogo Político a Nível Ministerial (RDPM) vão aprofundar as negociações em curso, "já muito avançadas" em relação ao acordo de facilitação de vistos a cidadãos cabo-verdianos, não avançando qualquer compromisso temporal.
"Tem de existir um melhor controlo na qualidade dos documentos de viagem, nomeadamente o passaporte para evitar a emigração ilegal, que é um dos pressupostos comuns entre Cabo Verde a União Europeia", indicou, assumindo que as autoridades cabo-verdianas já avançaram muito neste domínio.
O mesmo se passa em relação à readmissão, em que existe uma "perceção diferente" sobre aquilo que tem a ver com os não cabo-verdianos que, quando detidos ilegalmente no território europeu, declaram serem provenientes de Cabo Verde.
A reunião decorrerá de manhã à porta fechada, estando prevista uma conferência de imprensa conjunta às 12:30 locais (14:30 em Lisboa) de Jorge Borges e Pierre Vimonti que, da parte da tarde, na Assembleia Nacional (AN), proferirá uma palestra sobre o tema "Cabo Verde e União Europeia num Mundo em Transformação".
Do lado cabo-verdiano, e apesar das tentativas feitas ao longo dos dois últimos dias, ninguém do Ministério das Relações Exteriores esteve disponível para falar sobre a reunião, cuja agenda provisória foi divulgada pela delegação da UE na Cidade da Praia.
A RDPM é o órgão máximo da Parceria Especial e reúne-se uma vez por ano, alternadamente em Bruxelas e na Cidade da Praia, garantindo um diálogo regular ao mais alto nível e uma melhor perceção da implementação da cooperação.
Sem comentários:
Enviar um comentário