Matan Ruak, o candidato de Xanana Gusmão |
REDAÇÃO
A Rádio Austrália divulgou declarações de Ramos Horta em que interpreta que o atual PR timorense não se vai recandidatar nas eleições de 2012, salientando que Horta deu indicação de que “não tem desejo de cumprir um segundo mandato presidencial”.
Apesar da aparente e alegada interpretação de Ramos Horta não se recandidatar paira no limbo da notícia a possibilidade de não acontecer assim e a recandidatura vir a acontecer nas eleições do próximo ano. Nesse quadro, a Rádio Austrália salienta o fato de Horta ter de disputar eleições com Angelita Pires, uma anunciada candidata à presidência em 2012.
Angelita Pires, namorada de Alfredo Reinado, foi a mulher que Ramos Horta, ainda na cama do hospital de Darwin, após o atentado de que foi vítima em 11 de Fevereiro de 2008, acusou de ser a instigadora e autora moral do atentado, referindo mesmo avultada quantia que Angelita tinha recebido por depósito num banco da Austrália. Teoria que foi comprovada não corresponder à realidade. Aliás, todas as acusações que recaíram sobre Angelita Pires vieram a provar-se não corresponderem à realidade através da absolvição pelo Tribunal Distrital de Díli.
Desde há mais de um ano tem sido mais ou menos público a candidatura de Taur Matan Ruak, general das F-FDTL, havendo a convicção plena de que o candidato colhe o apoio do CNRT.
Segundo observadores, Ramos Horta seria um candidato apoiado pela FRETILIN e por partidos pouco representativos nas próximas eleições. Perderia o apoio de Xanana Gusmão e do CNRT, que já há mais de um ano optou por apoiar Taur Matan Ruak. Afirma-se que foi o próprio Xanana Gusmão que “convenceu Matan Ruak a candidatar-se a Presidente da República em 2012 devido a algumas fricções que o primeiro-ministro tem experimentado com a presidência de Ramos Horta”, disseram.
Sem comentários:
Enviar um comentário