domingo, 19 de junho de 2011

Rio de Janeiro: Após ocupação, polícia busca armas e drogas no morro da Mangueira


Operação neste domingo no morro da Mangueira, no Rio de Janeiro, para instalação da 18ª UPP do Estado. Foto Eduardo Naddar/Folhapress

MARCO ANTONIO MARTINS, Rio de Janeiro – FOLHA.COM

Policiais militares do 4º BPM (São Cristóvão) interromperam o trânsito na avenida Visconde de Niterói, um dos acessos ao morro da Mangueira, na zona norte do Rio de Janeiro, ocupado neste domingo para a instalação da 18ª UPP (Unidade de Polícia Pacificadora). Não houve tiroteios ou resistência de traficantes.

Carros de passeio e motos são parados pelos policiais nas três barreiras montadas para auxiliar na ocupação ao morro.

Policiais do Bope (Batalhão de Operações Especiais) percorrem ruas e vielas em busca de armas e drogas. Moradores são revistados nos acessos aos morros da Mangueira, Telégrafos, Candelaria e Tuiuti.

Todas as equipes estão sendo monitoradas pela secretaria de Segurança Publica através de um GPS que mostra o deslocamento das tropas no centro de comando da operação montado em um quartel do Exercito, em São Cristóvão.

Em busca de veiculos roubados, policiais civis da Delegacia de Repressão ao Roubo e Furto de Automóveis percorrem os morros da Mangueira, Telégrafos, Candelaria e Tuiuti. Um guincho acompanha os policiais para recolher carros e motos que forem encontrados pela policia.

O hasteamento da bandeira do Brasil no alto do morro da Mangueira está previsto para as 10h30. Depois um helicoptero da Policia Militar sobrevoará o local jogando pétalas de rosa e panfletos para conscientizar os moradores da importância da ocupação na comunidade.

Cerca de 600 homens das polícias Civil e Militar, além de fuzileiros navais, participam da operação que começou por volta das 6h. Quatro blindados da Marinha levam homens do Bope (Batalhão de Operações Especiais) e dos Fuzileiros Navais pelos acessos ao morro do Telégrafo.

A nova unidade fecha a espécie de cinturão de segurança que está sendo criado diante do complexo do Maracanã, onde haverá jogos da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016.

As outras favelas da região que também possuem UPPs são os morros da Formiga, Andaraí, Borel, Macacos e São João. Isso permitiria que o trajeto até os locais de competição fosse feito sem que se precisasse passar por comunidades com traficantes ostentando fuzis ou pistolas.


Ler também:

Sem comentários:

Mais lidas da semana