terça-feira, 14 de junho de 2011

Timor Leste: APROFUNDADA COOPERAÇÃO EMPRESARIAL ATRAVÉS DO FÓRUM MACAU




MSO - LUSA

Díli, 14 jun (Lusa) -- O Ministério da Economia e Desenvolvimento de Timor-Leste e o secretariado permanente do Fórum Macau reuniram-se hoje em Díli para analisar os setores de cooperação empresarial.

De acordo com o ministro da Economia e Desenvolvimento, João Gonçalves, que presidiu ao encontro, Timor-Leste está interessado em beneficiar da verba de mil milhões de dólares para a cooperação com países de língua portuguesa, anunciado em 2010 pelo primeiro-ministro chinês na última reunião ministerial do Fórum Macau, e a reunião de hoje destinou-se a analisar as áreas-chave em que a cooperação bilateral pode ser desenvolvida.

"Timor-leste também pode ser um dos beneficiados com esse apoio e por isso estamos a planear os investimentos prioritários, de acordo com as nossas necessidades, que são, sobretudo, ao nível das infraestruturas, da agricultura e da educação", disse aos jornalistas.

Segundo o ministro timorense, Timor-Leste está igualmente recetivo ao investimento de empresas chinesas na área do turismo e pretende que seja aberta a possibilidade de enviar estudantes para Macau, cuja economia se baseia na hotelaria e turismo, para formar os trabalhadores timorenses que venham a ficar aptos quando se der o crescimento do setor.

"Houve intenção de empresários chineses para investir em infraestruturas e este foi um encontro também de preparação para a visita da delegação do Ministério do Comércio, Turismo e Industria chinês" acrescentou.

Chang Hexi, do secretariado permanente do Fórum Macau, disse que a visita da comitiva, que levou a Timor-Leste dezenas de empresários chineses, se destina a promover a cooperação empresarial.

"O nosso secretariado permanente tem envidado esforços para promover a cooperação empresarial, que é muito importante para a cooperação económica entre os nossos países", comentou, identificando "a agricultura, pecuária, construção de infraestruturas e capacitação de recursos humanos como áreas em que deve ser focalizada a cooperação".

Sem comentários:

Mais lidas da semana