terça-feira, 14 de junho de 2011

TIMOR-LESTE LÍDER MUNDIAL NA IMPLEMENTAÇÃO DE BOAS PARCERIAS INTERNACIONAIS




JORNAL DIGITAL

Díli - Timor-Leste foi reconhecido como líder mundial na implementação de boas parcerias internacionais e gestão de melhores práticas de ajuda.

Uma delegação de Timor-Leste, chefiada pela Ministra das Finanças, Emília Pires (foto), irá participar na reunião do Fórum g7+, tendo sido convidada para partilhar a experiência do país na construção da paz e consolidação do Estado-Nação numa conferência que irá decorrer de 14 a 17 de Julho na Monróvia, Libéria.

Timor-Leste será também um dos oito países participantes na escolha do 4.º Fórum de Alto Nível sobre Ajuda Externa, que irá decorrer em Busan, Coreia do Sul, no final deste ano.

Nomeado desde ano passado Timor-Leste lidera o Fórum g7, uma comunidade representativa de 350 milhões de pessoas de 17 nações frágeis e em situações de conflito, promovendo políticas globais que encorajem a realização de melhores práticas internacionais através da implementação e influência na política global que altere a forma como os parceiros internacionais se envolvem com e nas nações frágeis e em conflito.

O Fórum g7+ já começou a cativar a atenção da comunidade internacional e a conseguir uma efectiva presença nos órgãos de comunicação internacionais.
Nunca antes havia sido realizado um Fórum tão inclusivo, assente no conhecimento e experiencia através de toda a sua composição, declarou o Secretário de Estado do Conselho de Ministros, Ágio Pereira.

Foi solicitado ao Fórum g7+ para contribuir com a sua experiencia no diálogo internacional pela construção da Paz e dos Estados-Nação em Monróvia, Libéria, no final do mês, num evento que Timor-Leste co-apresentará com o Reino Unido.

Timor-Leste é também um dos oito países que irão analisar os progressos alcançados na implementação dos princípios para o Bom Envolvimento Internacional em Estados Frágeis e em Situações de Fragilidade que está previsto ser incluído no relatório global para informar o IV Fórum de Alto Nível sobre Ajuda Externa que ocorrerá no final de 2011, representando a posição de 35 países.

A posição de Timor-Leste no seio destes grupos de influência é um sinal claro à Comunidade Internacional que o sentido de pertença a uma nacionalidade possibilitou a criação de estratégias de desenvolvimento e harmonização de agendas nos Estados Frágeis que permitem a transição com sucesso de uma posição de fragilidade para estabilidade, disse Ágio Pereira.

Enquanto os Estados Frágeis continuam a lutar para garantir a Paz e a Estabilidade, a adopção de mecanismos que permitem melhorar o envolvimento da comunidade internacional em situações de conflito e fragilidade constituem uma prioridade para as sociedades civis destes países.

A necessidade de uma maior fiscalização, transparência e ajuda efectiva dos actores internacionais continua uma das prioridades.

Timor-Leste é precursor com o Portal da Transparência, onde disponibiliza todo o Orçamento Geral de Estado, incluindo a execução orçamental em tempo real on-line acessível a todo o Mundo, acrescentou ainda Ágio Pereira. «Estamos orgulhosos do reconhecimento de Timor-Leste e do papel importante que conseguimos ter. Trabalhar com países que enfrentam desafios similares ao nosso permite-nos advogar as mudanças que melhoram a efectividade da ajuda».

«Neste processo podemos beneficiar a nossa nação e contribuir de forma global para o bem-estar das gerações vindouras» afirmou ainda o Secretário de Estado do Conselho de Ministros.

(c) PNN Portuguese News Network

Sem comentários:

Mais lidas da semana