sexta-feira, 22 de julho de 2011

Angola – Portugal: PAULO PORTAS ENALTECE RELAÇÕES BILATERAIS




ANGOLA PRESS

Luanda - O Ministro Português dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas, disse hoje, em Luanda, que o relacionamento entre o seu pais e Angola "é um dado permanente, (…) é uma prioridade relevante na estratégia diplomática dos dois países".

São relações que "beneficiam mutuamente as duas sociedades quer a angolana quer a portuguesa", disse a jornalistas depois de ter entregue a José Eduardo dos Santos, uma mensagem "calorosa" do primeiro-ministro português, Pedro Passos Coelho, ". 

Referiu que é uma relação de estados igualmente soberanos e que tem aspectos económicos, institucionais e estratégicos "extremamente importantes".

"Reafirmei ao Presidente José Eduardo dos Santos como para Portugal este relacionamento com Angola e aos angolanos é uma prioridade da política externa assumida pela generalidade das instituições no meu pais", asseverou Paulo Portas.

Noutra parte das suas declarações o chefe da diplomacia portuguesa disse que vê as relações entre os dois países "como um caminho que tem dois sentidos, (…) de Lisboa para Luanda e também de Luanda para Lisboa.

Referiu que existem inúmeras empresas portuguesas que estão a contribuir para o desenvolvimento de Angola como há um lote significativo de investimentos angolanos em Portugal.

Sobre a questão da agilidade na aplicação dos vistos o ministro referiu que ambos os ministérios dos Negócios Estrangeiros "estão empenhados em dar um passo em frente nesta matéria".

Paulo Portas disse, por outro lado, que existe em Angola um "enorme desenvolvimento". São visíveis obras por todo o lado e que são possíveis graças a paz que este pais conseguiu conquistar.

O ministro angolano das Relações Exteriores, Georges Chicoti, que assistiu à audiência, visitará Portugal, ainda este ano, referiu Paulo Portas.

Sem comentários:

Mais lidas da semana