quarta-feira, 27 de julho de 2011

Assassino de Oslo: DEFESA PONDERA ALEGAR INSANIDADE MENTAL DE BREIVIK





O advogado de Anders Breivik, autor confesso dos atentados na Noruega que causaram 76 mortos, pondera alegar insanidade mental na defesa do caso, tendo já pedido uma análise psiquiátrica a dois especialistas.

Geir Lippestad disse em entrevista à Associated Press (AP) que o seu cliente, que alega fazer parte de uma organização com várias células em países ocidentais, não tem consciência do impacto dos ataques, tendo-lhe perguntado se «estava chocado e se lhe poderia explicar o que tinha acontecido», porque «não sabia se tinha sido bem sucedido com o seu plano».

Lippestad perguntou a Breivik quantas pessoas tinha morto, mas não obteve resposta, e afirmou que o seu cliente considera-se uma «espécie de salvador» e é «provavelmente perturbado», ressalvando que ainda não decidiu se irá alegar insanidade mental na defesa do caso.

Ao explicar que o autor confesso dos atentados na Noruega tomou drogas «para ser forte, eficiente e para se manter acordado» durante o ataque a um campo de férias da juventude do Partido Trabalhista na ilha de Utoeya, o advogado observou que o seu cliente parece desconhecer os efeitos do seu crime.

Lippestad adiantou que dois psiquiatras já examinaram Breivik para determinar se ele está mentalmente doente ao sublinhar, porém, que ainda é cedo para definir qual vai ser a defesa.

Anders Breivik, um norueguês de 32 anos, confessou a autoria dos atentados de sexta-feira, mas considerou-se inocente das acusações de terrorismo que enfrenta.

Na segunda-feira apresentou-se pela primeira vez em tribunal, tendo alegado que pretendia salvar a Europa daquilo que chama de "colonização muçulmana".

Ler também:


Sem comentários:

Mais lidas da semana