quinta-feira, 28 de julho de 2011

Austeridade – TROIKA EM LISBOA PARA DECIDIR SE MANTÉM AJUDA FINANCEIRA




Margarida Peixoto, Bruno Proença e Catarina Duarte - Económico
 
Os peritos da ‘troika’ – BCE, Comissão Europeia e FMI – estiveram ontem no IGCP a passar as contas a pente fino.

Os peritos da ‘troika' que são responsáveis pela avaliação trimestral do desempenho português na aplicação do programa de ajustamento já estão em Portugal, apurou o Diário Económico. Agora, o teste é a sério e só se esta prova for superada é que a próxima tranche do empréstimo de 78 mil milhões de euros será enviada para os cofres portugueses.

O Banco Central Europeu adiantou ao Diário Económico que os trabalhos começam oficialmente na próxima "segunda-feira, 1 de Agosto" e que deverão demorar "duas semanas". Os resultados serão conhecidos em seguida, o que aponta para a segunda quinzena do próximo mês. Até agora Portugal já recebeu uma tranche de 12,6 mil milhões de euros. Não se sabe qual o valor da próxima fatia, nem quando chegará.

Contudo, o Diário Económico apurou que os peritos já estiveram ontem a trabalhar no Instituto de Gestão da Tesouraria e do Crédito Público (IGCP). As contas estão a ser passadas a pente fino e os peritos querem saber tudo ao detalhe, até mesmo procedimentos de actuação.

Como em qualquer país intervencionado, as avaliações sobre o cumprimento do programa são feitas a cada trimestre e nessa altura são visitadas todas as instituições determinantes para a avaliação e o apuramento da informação - desde logo o Ministério das Finanças e o Banco de Portugal, mas também outros serviços ou organismos. É o grupo de trabalho que está sob a alçada do secretário de Estado adjunto do primeiro-ministro, Carlos Moedas, que centraliza a marcação das visitas e facilita o contacto entre os peritos e os serviços. A missão de Carlos Moedas foi criada pelo Governo especificamente para acompanhar a execução do memorando de entendimento

Sem comentários:

Mais lidas da semana