terça-feira, 12 de julho de 2011

BRASIL PRECISA ALFABETIZAR 3,5 MILHÕES DE ADULTOS PARA CUMPRIR META DA ONU





Objetivo para 2015 obriga o país a acelerar o ritmo de alfabetização face ao que assumiu na última década.

Brasília - O Brasil terá de alfabetizar 3,5 milhões de adultos até 2015 se quiser cumprir a meta da Organização das Nações Unidas (ONU). Uma missão difícil atendendo ao facto de que na última década o país conseguiu apenas reduzir o número de analfabetos em 2,3 milhões, como reporta hoje o "Estado de S. Paulo".

Com 13,9 milhões de jovens, adultos e idosos que não sabem ler nem escrever - ou 9,6% da população de 15 anos ou mais, segundo o Censo 2010 -, o Brasil terá de dobrar o ritmo de queda do analfabetismo para cumprir a meta assumida perante a ONU de chegar à taxa de 6,7% em 2015.

Levada em conta a projeção do IBGE de que a população nessa faixa etária será de 154,9 milhões, o País deveria chegar a 2015 com 10,4 milhões de analfabetos. Em números absolutos, seria uma redução de 3,5 milhões em apenas cinco anos.

"O Brasil terá de fazer um esforço grande para chegar à meta fixada com a Unesco. São os rincões do Norte e do Nordeste que mais contribuem para a taxa entre os adultos", comentou Mozart Neves Ramos, ex-secretário de Educação de Pernambuco e hoje integrante do movimento Todos pela Educação, citado pelo "Estado de S. Paulo".

Sem comentários:

Mais lidas da semana