ANGOLA PRESS
Praia - Os Presidentes de Cabo Verde e de Timor Leste, Pedro Pires e Ramos Horta, respectivamente, vão trocar condecorações durante esta primeira visita do chefe de Estado timorense aquele arquipélago.
Ramos Horta será o convidado de honra na sessão Solene da Assembleia Nacional que vai marcar o 36 aniversário da Independência de Cabo Verde, a assinalar no próximo dia 5 de Julho.
Na quarta-feira Ramos Horta inicia oficialmente a sua visita de Estado ao país por um tête-a tête com o seu homólogo cabo-verdiano, Pedro Pires.
Uma reunião com o Governo chefiado pelo primeiro ministro José Maria Neves abre depois caminho a uma série de contactos com várias instituições - Câmara da Praia, Supremo Tribunal de Justiça, Maternidade do Hospital Agostinho Neto, NOSI e Casa do Cidadão.
O Presidente da República de Timor Leste já se encontra no país, onde vai participar nas comemorações do 36º aniversário da independência de Cabo Verde.
Com chegada à cidade da Praia está prevista para o início da tarde de hoje (segunda-feira), vindo do Sal, Ramos Horta vai reunir-se com responsáveis da comunidade timorense a viver em Cabo Verde , antes de visitar a Cidade Velha - berço da nação crioula.
No dia 5 de Julho, Dia da Independência no já longínquo ano de 1975, Ramos Horta é o convidado de honra nas comemorações oficiais na Assembleia Nacional, e jantará na Presidência da República a convite de Pedro Pires.
Quarta-feira, começa oficialmente a vista de Estado do Presidente de Timor Leste, e Ramos Horta reserva o primeiro encontro do dia para um tête-a tête com o Presidente Pedro Pires, no Palácio do Plateau. Altura também para o Presidente da República de Cabo Verde condecorar Ramos Horta, devendo o mesmo retribuir com uma condecoração da República de Timor Leste a
Pedro Pires.
Pedro Pires.
Ainda na mesma manhã irá à Assembleia Nacional transmitir uma mensagem à nação. Um encontro com o Governo e reuniões com os responsáveis máximos de instituições como a Câmara Municipal da Praia, Supremo Tribunal de Justiça, NOSI, Casa do Cidadão e Maternidade do Hospital Agostinho Neto fazem parte do programa do dia.
Uma recepção oficial na Presidência da República encerra a primeira visita de Estado do Presidente da República de Timor Leste a Cabo Verde, partindo Ramos Horta na madrugada de quinta-feira rumo a Lisboa, Portugal.
Sem comentários:
Enviar um comentário