sexta-feira, 1 de julho de 2011

Compra de dívida portuguesa é investimento que interessa a Díli - PR Ramos-Horta




CFF - EL

Lisboa, 01 jul(Lusa) - O Presidente timorense, José Ramos-Horta, disse hoje em Lisboa que a compra de dívida portuguesa é um investimento que interessa a Timor-Leste, defendendo que é preciso ter confiança no euro e na economia de Portugal.

A compra de dívida "é uma operação económica e financeira do nosso interesse. Na dívida americana só temos vindo a perder dinheiro. Com o dólar depreciado mais a inflação, quanto dinheiro nós não perdemos com a dívida americana? É preciso confiança na moeda europeia, é preciso confiança na economia portuguesa e temos essa confiança", disse Ramos-Horta.

O Presidente da República de Timor-Leste falava aos jornalistas à saída de um encontro com a presidente da Assembleia da República, Assunção Esteves.

O chefe de Estado timorense lembrou que Timor-Leste aguarda a alteração da lei do Fundo de Petróleo que possibilite o aumento da percentagem, atualmente de 10 por cento, de investimento permitido fora da dívida norte-americana.

Adiantou esperar que até ao final do ano, seja possível fazer as alterações que permitam comprar dívida de países europeus, nomeadamente Portugal, e sublinhou a componente "moral" desse investimento.

"Timor-Leste não alinha em compra de dívidas especulativas, a 9 ou 10 por cento de juros, que os abutres financeiros internacionais impõem aos países. Iremos negociar um juro que seja razoável, decente, na ordem de 5 ou 6 por cento a 5 ou 10 anos", disse.

Ramos-Horta disse que o Fundo do Petróleo timorense tem cerca de 8 mil milhões de dólares (5,5 mil milhões de euros) e que o Governo quer "ter flexibilidade" para investir uma parte desse valor na compra não apenas de dívida portuguesa, mas também de alemã ou de outros países europeus.

O Presidente timorense está em Lisboa até sábado e hoje de manhã teve um pequeno-almoço de trabalho com o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, depois de na quinta-feira se ter encontrado com o Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva.

Proveniente de Angola, onde efetuou uma visita de Estado, durante a qual foi assinado um acordo bilateral no domínio da Defesa, Ramos-Horta deixa Lisboa no sábado de manhã, em direção a Cabo Verde, onde efetuará igualmente uma visita de Estado e assistirá às comemorações do 36.º aniversário da independência daquele país.


Sem comentários:

Mais lidas da semana