quinta-feira, 28 de julho de 2011

Cultura CPLP: GRUPOS MOÇAMBICANOS FAZEM SUCESSO NO RIO DE JANEIRO





FESTLIP 2011, que decorre durante quinze dias na cidade Carioca do Brasil, junta mais de 500 artistas entre actores, encenadores, dramaturgos, músicos e jornalistas dos países da CPLP, tem sido a maior atracção nesta época. Rio de Janeiro e arredores, são os locais que acolhem as exibições teatrais dos grupos convidados do Brasil, Portugal, Moçambique, Cabo Verde e Angola.

A exposição fotográfica e de gastronomia típica dos países participantes, continuam abertas até ao próximo dia 31 de Julho corrente. Fim-de-semana, último ficou caracterizado pela grande movimentação musical de vários grupos convidados. Destaque para Celso Mawai, timbileiro consagrado de Moçambique que levantou a plateia ao ter actuado para milhares de espectadores que aplaudiram e dançaram sob os sons da nossa timbila. Em parceria com a banda brasileira Afro Raggae da cidade paulista de São Paulo, o timbileiro Celso, constituiu a grande atracção dos Media local. Grupo de Samba da Mangueira (um dos melhores da região do Rio de Janeiro), foi igualmente a outra maior atracção do público caracterizado pelo trio das exímias bailarinas.No decorrer do festival, as actividades dão seguimento: exibições de teatro dos grupos participantes.

Paralelamente ao festival, no dia 21 corrente, os jornalistas convidados a cobrirem o evento internacional, participaram de um encontro com alguns membros do governo da cultura brasileira cujo objectivo foi a troca de experiências na matéria de cobertura de eventos ligados ao teatro em cada um dos países da CPLP. A multiculturalidade dos países presentes ao festival tem sido um atractivo dos turistas pela diversidade na indumentária.

De Moçambique, está presente naquela cidade carioca a Rosa Langa, jornalista radiofónica (Rádio Moçambique), que semana passada fez parte da lista das celebridades mais bem vestidas daquela semana na cidade do Rio de Janeiro.

Segundo Tânia Pires e Luciana Rodrigues, produtoras consagradas do festival, este movimento é fruto de uma iniciativa que pretende unificar todos os actores de teatro da CPLP, cuja a língua é a principal via de comunicação e graças ao apoio do corpo diplomático da CPLP, o evento ficou reconhecido no Brasil, em Africa portuguesa e Europa - disseram as produtoras. Esta semana, estão agendadas oficinas de teatro dirigidas por consagrados dramaturgos e encenadores brasileiros e exibições de grupos de Moçambique, Cabo Verde, Angola, Portugal e o país anfitrião.

Esta Quinta-feira (28 de Julho) a partir das 18 horas exibem os grupos teatrais Raiz de Polon de Cabo Verde com a obra “Cidade Velha”, Henrique artes de Angola com a obra “Hotel Komarca’ e Improvisos de Portugal com a obra “mundo improvisos”.

O grupo Lareira de Moçambique constituído por Sérgio Mabombo, Diaz Santana, Rosa Langa e Elliot Allex, apresentam a obra “A cavaqueira do POste” nos dias 30 e 31 de Julho, a partir das 19 horas  no Centro cultural SESC Rio, Casa da Gávea (centro da cidade). Trata-se uma aguardada com muita expectativa por parte dos brasileiros e restantes participantes dado o conteúdo da mesma (crise financeira mundial), este facto que mexe negativamente com todo o mundo no sector económico de cada país.O grupo Kudumba da actriz Cândida Bila, encerrou as suas exibições no passado dia 23 corrente com a obra “Ser Mulher”, cuja participação contou os preciosos préstimos do encenador e actor Elliot Allex.

Sem comentários:

Mais lidas da semana