domingo, 3 de julho de 2011

Dilma Rousseff decreta sete dias de luto nacional pela morte do ex-presidente brasileiro




FYRO - LUSA

Rio de Janeiro, 02 jul (Lusa) -- A presidente do Brasil, Dilma Rousseff, decretou hoje sete dias de luto nacional pela morte do ex-presidente Itamar Franco, a quem se referiu como o "dirigente de um momento crucial" da história do país.

"Foi com tristeza que recebi a notícia do falecimento do senador e ex-presidente Itamar Franco. Dirigente do país em um momento crucial da nossa história recente, o presidente Itamar nos deixa uma trajetória exemplar de honradez pública. O Brasil e Minas sentirão a sua falta", declarou Dilma Rousseff, através de um comunicado.

Dilma Rousseff colocou o Palácio do Planalto, sede da Presidência, à disposição da família de Itamar Franco para aí se realizar o velório do antigo chefe de Estado. A família, no entanto, decidiu velar o corpo em Juiz de Fora, Minas Gerais, cidade natal do senador.

Diversos companheiros e inclusive opositores políticos já manifestaram o seu pesar pela morte do senador, destacando a sua trajetória de idoneidade e retidão política.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva enfatizou que "mesmo nos momentos de divergência política", ambos mantiveram uma "relação de profundo respeito e diálogo".

Numa nota, Lula da Silva refere-se ao ex-presidente como "um grande democrata" e lembra que o Governo de Itamar Franco foi responsável pelo regresso da estabilidade económica ao Brasil.

"Quando assumiu a Presidência em um momento conturbado, em 1992, teve sabedoria para dialogar com toda a sociedade brasileira e ajudou o país a entrar em uma rota positiva na política, na economia e no social", declarou Lula.

José Sarney, atual presidente do Senado e também ex-presidente, exaltou a personalidade do político mineiro e o trabalho que desenvolveu ao longo da sua carreira.

"Pessoalmente, considero uma grande perda para o Brasil. Itamar marcou a vida política do país com sua personalidade inconfundível e extraordinário trabalho que desenvolveu a favor do povo, com honestidade e honradez", afirmou Sarney num comunicado oficial.

Itamar Franco faleceu hoje, aos 81 anos, no hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo. Governou o Brasil durante dois anos e três meses, entre 1992 e 1994, tendo chegado ao poder após o afastamento de Fernando Collor de Mello, de quem era vice-presidente.

1 comentário:

Anónimo disse...

Ele morreu POBRE, para o padrão dos políticos brasileiros, e de UM MONTE DE POLÍTICOS DO PT.

Mais lidas da semana