quinta-feira, 14 de julho de 2011

Eleições - São Tomé e Príncipe: Evaristo Carvalho pretende reforçar cooperação com Palop




ANGOLA PRESS

São Tomé (Dos enviados especiais) – O candidato do partido Acção Democrática Independente (ADI) às eleições presidenciais em São Tomé e Príncipe de 17 de Junho, Evaristo Carvalho, disse hoje, quarta-feira, à imprensa angolana ser sua pretensão, no capítulo da política externa, reforçar os laços de cooperação com os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (Palop).

Falando a margem do seu comício na cidade de Trindade, distrito de Mezochi, Evaristo Carvalho referiu pretender igualmente reforçar oslaços com os países da CPLP, que dos Palop - Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau e Moçambique - inclui Portugal, Brasil e Timor Leste e todos os outros interessados em cooperar com São Tomé e Príncipe.

Disse ter fé que vai ganhar a eleição, tendo em conta ser um candidato que conhece todos os problemas do país, da actividade de governação, pelo que se propõe como Presidente da República salvaguardar a estabilidade, que para si é o que está a faltar em São Tomé e Príncipe, assim como trabalho para se resolver pouco a pouco os problemas da sociedade.

Reforçou dizendo que a campanha lhe está a correr muito bem, estando a ser recebido em todas as zonas, onde tem tido muito apoio popular, além do seu partido, assim como de amigos, de familiares, “portanto acho que vou vencer”.

Como prioridade, Evaristo Carvalho frisou ter eleito o trabalho para o desenvolvimento da agricultura e comércio, bem como para se travar a degradação do país.

“Temos que trabalhar em conjunto, todos os órgãos do estado, órgãos do poder popular, temos que reforçar o poder popular para pouco a pouco irmos melhorando as condições do país e de vida dos seus habitantes”, finalizou.

Além de ter exercido cargo de primeiro-ministro por duas vezes sempre em governo de gestão ( 1994-2001 ), Evaristo Carvalho de 68 anos exerceu também as funções de ministro de Defesa e Ordem Interna (1992-94 ), ministro de Construções, Transporte e Telecomunicações (1978-80), bem como secretário de Estado da Administração Territorial (1977-78).

Com curso intensivo de segurança social na Suíça e Brasil, Evaristo Carvalho foi também secretário-geral da Presidência da República do então Presidente Miguel Trovoada, ( 1991-2001 ) pai do actual primeiro-ministro, Patrice Trovoada, líder do ADI, partido em que milita.

Além de ter passado por três principais partidos da cena política são-tomense: MLSTP-PSD, PCD e ADI, Evaristo Carvalho é actual segundo homem do partido que venceu eleições legislativas de 01 de Agosto de 2010 com uma maioria simples de 26 dos 55 deputados que compõem o Parlamento de São Tomé e Príncipe.

Sem comentários:

Mais lidas da semana