sábado, 30 de julho de 2011

EUA: Câmara dos Representantes aprova proposta para elevar limite da dívida nos EUA




PÚBLICO

Senado não parece disposto a um acordo que apenas adie o problema

A proposta do Partido Republicano para resolver a crise da dívida pública nos EUA foi nesta sexta-feira aprovada pela Câmara dos Representantes, mas uma solução do problema ainda pode estar distante e depende do Senado.

A proposta foi delineada e várias vezes alterada pelo vice-presidente da Câmara dos Representantes, o republicano John Boehner, que conseguiu finalmente o voto favorável desta câmara. Boehner conseguiu convencer os Republicanos mais conservadores (ligados ao movimento Tea Party) a apoiarem-no, algo que ontem não tinha acontecido.

Ainda assim 17 republicanos votaram contra e todos os democratas votaram contra. No total, contabilizaram-se 218 votos a favor e 210 contra. A proposta prevê cortes na despesa superiores a um bilião de dólares e um alargamento faseado do limite da dívida que daria margem de manobra ao Governo Federal apenas até ao início do próximo ano.

No entanto, a passagem desta proposta na Câmara dos Representantes dominada pelos Republicanos, não significa uma solução para o problema porque o Senado, dominado pelos Democratas, não parece disposto a aceitar um acordo que apenas adie o problema para um período anterior às eleições. E ambas as Câmaras do Congresso têm de votar favoravelmente a proposta para ela passar a lei.

Sem comentários:

Mais lidas da semana