domingo, 17 de julho de 2011

MERCADOS LUSÓFONOS SÃO PRIORIDADE DE COOPERAÇÃO DE PORTUGAL





Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação português disse à Rádio ONU que colaboração com ex-colónias traz dividendos para ambas as partes.

Nova York - O novo governo de Portugal deverá continuar a investir nas relações históricas com os outros sete países lusófonos, especialmente na área comercial. A informação foi dada à Rádio ONU, pelo secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Luís Brites Pereira.

Pós-doutorado em Economia e professor licenciado da Universidade Nova de Lisboa, Brites Pereira ajudará a desenhar a estratégia de cooperação internacional de Portugal durante o novo governo.

Na última quarta-feira, o governante discursou no Conselho de Segurança sobre as futuras relações de Portugal com o mais novo país do mundo, o Sudão Sul, logo após a independência da nação africana.

Luís Brites Pereira disse à Rádio ONU que a economia portuguesa está à procura de novos mercados e considerou a parceria com os países lusófonos, feita na mesma língua, como importante para o sucesso da estratégia.

"Nós precisamos exportar mais, precisamos encontrar novos mercados, e seguramente algumas das oportunidades de negócios que vamos ter, vão ser em países de língua portuguesa. Mas essa não é a única preocupação que temos. Em relação aos países em desenvolvimento de língua portuguesa, nós procuramos conjugar as oportunidades de negócio com aquilo que são as necessidades de desenvolvimento. Por isso, o ponto de partida é sempre um diálogo. Sem esse conhecimento não se cria a confiança necessária para poder identificar oportunidades que possam ser partilhadas por ambas as partes, com benefícios também repartidos entre ambas as partes”, afirmou.

Portugal é membro da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, CPLP. O novo ministro português dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas, inicia no fim deste mês um périplo que o irá levar a Angola e Moçambique. A primeira etapa da sua primeira viagem oficial desde que assumiu o posto será o Brasil.

Sem comentários:

Mais lidas da semana