sábado, 23 de julho de 2011

Moçambique: EDITOR DA AIM CONSTATA CRESCIMENTO DO SETOR NO PAÍS





Luanda - O editor das áreas Social, Cultural e Desportiva da Agência de Informação de Moçambique (AIM), Leonel Muchano, considerou hoje, em Luanda, que o sector da Comunicação Social angolana tem vindo a crescer satisfatoriamente, sobretudo devido as suas infra-estruturas e ao número de jornais em circulação.
 
Falando à Angop, no final de uma visita ao Centro de Produção da Televisão Pública de Angola, o profissional disse ter encontrado na capital angolana uma grande diversidade de jornais, o que demonstra a liberdade de imprensa do país.
  
Representante da AIM na 4ª Assembleia da Aliança das Agências de Informação de Língua Portuguesa (ALP), realizada quarta-feira, em Luanda, disse que a Comunicação Social angolana conta com infra-estruturas modernas.
  
Para si, essas grandes e modernas infra-estruturas, que estão a ser construídas para as empresas do ramo, bem como o seu apetrechamento com tecnologia de ponta, são outros indicadores da aposta do Governo no crescimento do sector.
 
O editor destacou a Agência Angola Press (Angop-EP), sustentando ser uma instituição de referência dentro da aliança, devidos aos avanços tecnológicos, dados na área de formação de quadros.

Admitiu que a AIM pretende colher as suas experiências, para aproximar-se ou igualar o actual nível da Angop.
 
"Durante a Assembleia da ALP pude ter contactos com individualidades ligadas à direcção da Angop, dos quais obtive algumas experiências sobre o processo evolutivo e de transformação que a Angop está a atravessar. Será útil para o crescimento da AIM", salientou.

Disse haver já um protocolo de cooperação entre a Angop e a AIM, no que concerne à troca de experiência e formação de quadros, mas a intenção da instituição a que pertence é aprofundar e alargar ainda mais este intercâmbio, sobretudo na troca de informações.
 
Recordou que uma das recomendações saídas da assembleia foi pôr as agências membros da aliança a trabalharem em conjunto, para reduzir-se as assimetrias existente entre elas, através de protocolos de parcerias.
    
A ALP foi criada em Lisboa, em Julho de 1996, durante o Fórum da Comunicação, realizado nessa altura no âmbito da CPLP.

Sem comentários:

Mais lidas da semana