quinta-feira, 21 de julho de 2011

Moçambique: Orla marítima de Maputo em risco de submersão, alerta município




PMA - LUSA

Maputo, 21 jul (Lusa) -- O nível das águas na orla marítima da capital moçambicana está a aumentar e muitas infraestruturas poderão ficar submersas, caso não sejam suspensas as construções no mangal que protege a área, advertiu o município de Maputo.

O Conselho Municipal da Cidade de Maputo reconheceu o perigo de um desastre ecológico na costa da capital moçambicana, quando reagia a um estudo ambiental.

"O pântano da cidade de Maputo já foi invadido. Boa parte de edifícios construídos no Bairro Triunfo e em outros bairros estarão submersos no futuro", disse o vereador municipal para o Planeamento Urbano e Meio Ambiente, Luís Nhaca.

Resultados preliminares da pesquisa sobre "Zoneamento e proteção ambiental do mangal do bairro da Costa do Sol", da Ingérop Moçambique, filial do grupo de construção e engenharia francês Ingérop, indicam que o mangal da orla marítima de Maputo, com 30 quilómetros, "foi invadido e há a possibilidade de enormes problemas de drenagem".

Em declarações à Lusa, Rui Melo, que orientou o estudo em nome da Ingérop, afirmou que "o mangal foi parcialmente invadido e agora é preciso evitar que seja totalmente destruído".

"A recomendação é no sentido de não se emitirem mais licenças de construção, enquanto não se define o estatuto de cada uma das secções da área do mangal, para não se agravar um problema que já é preocupante", disse Rui Melo.

O perito da Ingérop negou a ideia de uma interdição à construção de infraestruturas na zona do mangal, defendendo apenas a elaboração de um plano de ordenamento físico que indique a vocação económica, social e ambiental das diversas parcelas do espaço.

Sem comentários:

Mais lidas da semana