terça-feira, 12 de julho de 2011

País atravessa "profunda crise económica, social, política e de valores" - Aurélio Martins




MYB - LUSA

São Tomé 12 jul (Lusa) -- Aurélio Martins, o candidato do MLSTP-PSD (maior partido da oposição) às eleições presidenciais em São Tomé e Príncipe diz que o país atravessa uma "profunda crise económica, social, política e de valores" e promete estabilidade e desenvolvimento.

"Esta candidatura resulta da leitura que faço dos vários momentos políticos que esta Nação tem atravessado, suas virtudes e vícios, com particular destaque para a situação de profunda crise económica, social, política e de valores que vivemos atualmente, fruto, sobretudo, dos enormes erros cometidos ao longo dos últimos vinte anos", afirmou Aurélio Martins em entrevista à Lusa.

O jovem candidato às eleições presidenciais de 17 deste mês e líder do MLSTP-PSD, o maior partido da oposição em São Tomé e Príncipe considera que será eleito com o apoio e "voto que vem das ruas, do povo, e fundamentalmente dos jovens que constituem a maioria do eleitorado".

"A minha candidatura não nasce do vazio, ela encarna a vontade do povo de ser servido ao invés de se servirem dele como tem sido costume", defendeu.

Aurélio Martins, que elegeu "Um tempo novo para todos" como lema da sua candidatura, recusa a ideia de poder vir a exigir sustentabilidade parlamentar ao atual partido do governo se ganhar as eleições, alegando ser "um exemplo prático do desejo de estabilidade".

"Sou o atual líder da oposição e sempre trabalhei no sentido de consolidar a estabilidade política. Se todos fazem o discurso da unidade, do entendimento entre as partes, para dar sustentabilidade ao governo ninguém tem mais autoridade do que eu para falar de estabilidade política", sublinhou.

"Estar na oposição e defender isso, não é teoria, é prática. Tem sido assim desde que assumi a presidência do MLSTP/PSD e assim será quando assumir a Presidência da República de São Tomé e Príncipe, após obter a confiança do povo nas urnas. Por isso, já conquistei apoios, declarados publicamente, de membros de outros partidos, como o PCD e a ADI", realçou.

O candidato do MLSTP-PSD garante ter capacidade para dialogar com todos os são-tomenses porque, afirma, "não tenho o desgaste da governação e sempre tive um olhar voltado para as questões sociais", refere.

Na área da política externa, lembra, que a Constituição da República, embora defina balizas, atribui ao Presidente a área "das relações internacionais" do país. Mas garante dar "total apoio" ao governo quando for preciso apresentar soluções que ajudem a ultrapassar dificuldades junto dos parceiros de cooperação.

O candidato defende ainda que quer "reforçar as parcerias existentes e ampliar esse universo de parceiros e investidores".

Contudo, assegura, "tudo fazer" para garantir que a soberania são-tomense seja respeitada e para mudar o atual quadro de (São Tomé) de "país pedinte para um país com amplas possibilidades de desenvolvimento".

Aurélio Martins diz que é preciso "inaugurar uma nova fase política" são-tomense e se ganhar estas eleições é isso que promete fazer.

Mas, conclui, "sei perfeitamente quais são os poderes constitucionais do Presidente da República, é um referencial de estabilidade, moderador, não governa, por essa ordem de razão deixo bem claro que não sou, nem serei um vendedor de ilusões ou de utopias".

*Foto em Lusa

1 comentário:

Raquel Elorza Rodrigues Alves disse...

Dr. Aurélio Martins representa um Tempo Novo para São Tomé e Principe. Os brasileiros acreditam nesta proposta

Mais lidas da semana