terça-feira, 12 de julho de 2011

Xanana Gusmão: Plano de Desenvolvimento a 20 anos é exigência do estado da Nação




MSO - LUSA

Díli, 12 jul (Lusa) -- O primeiro-ministro de Timor-Leste justificou hoje aos parceiros internacionais o lançamento do Plano Estratégico de Desenvolvimento (PED), com um horizonte de 20 anos, como resultado de "uma exigência do atual estado da Nação".

No discurso que marcou a abertura dos trabalhos da reunião com os parceiros de desenvolvimento, que decorre no Centro de Convenções de Díli, Xanana Gusmão sublinhou que o Plano Nacional de Desenvolvimento, fixado em 2002, estava desatualizado e já não correspondia às reais necessidades do país.

"A principal premissa deste plano é que o atual estado da Nação exige que a liderança assuma a sua responsabilidade histórica sem hesitações, e seja corajosa na tomada de decisões quanto ao futuro", justificou.

O primeiro-ministro considerou o lançamento do PED "um marco histórico na direção do futuro, com uma visão para as próximas duas décadas, que inicia uma nova fase de desenvolvimento nacional arrojado" e sublinhou tratar-se de um plano timorense, participado pelos timorenses.

"Este plano conta com a participação de todo um povo: dá voz às nossas mulheres, aos jovens e anciãos. Dá voz aos nossos agricultores, profissionais de saúde, empresários e professores; dá voz aos nossos consumidores, doentes, estudantes. Dá voz não só aos que vivem na capital, mas também aos que vivem nas aldeias mais remotas", afirmou.

Xanana Gusmão lembrou que o Plano de 2002 "estabelecia a sua revisão, que nunca foi feita", concluindo ser "oportuno que tal aconteça, adequando às novas circunstâncias de um país em constante mudança e crescimento".

"Trata-se de responder às reais necessidades através de um quadro de desenvolvimento integrado, que permita harmonia e sustentabilidade a todos os níveis, num momento ideal, em que beneficiamos da estabilidade política e social recentemente alcançada, para concretizar esta missão", disse.

"Além disso, podemos já usufruir das reformas institucionais e estruturais que se têm vindo a implementar e que resultaram num crescimento económico sem precedentes", declarou Xanana Gusmão, salientando a oportunidade do lançamento do PED.

Sobre o documento, salientou que faz uso dos censos de 2010 que atualizou informações e estatísticas de referência, para "um retrato real e objetivo da população" e "define as políticas necessárias, sem partir de pressupostos errados", além de resultar de uma ampla consulta pública por todo o território.

"Todas as estratégias e ações configuradas neste plano visam, até 2030, transformar Timor-Leste de um países de baixos rendimentos, em um país com rendimentos médios e altos, associado a uma população saudável, instruída e segura, numa sociedade próspera e autossuficiente em termos alimentares", concluiu.

*Foto em Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana