sexta-feira, 22 de julho de 2011

Países asiáticos querem que Coreia do Norte volte a negociar sobre programa nuclear




R7 - EFE

Países pediram reabertura de conversas com o chamado Grupo dos Seis

Os ministros de Relações Exteriores da Asean (Associação de Nações do Sudeste Asiático, na sigla em inglês) pediram nesta quinta-feira (21) a volta das negociações sobre o programa nuclear da Coreia do Norte.

Em comunicado, a Asean (formada por Mianmar, Brunei, Camboja, Filipinas, Indonésia, Laos, Malásia, Cingapura, Tailândia e Vietnã) pediu que o governo norte-coreano retome as conversas com os demais membros do chamado Grupo dos Seis (Estados Unidos, Japão, China, Rússia e Coreia do Sul). A Coreia do Norte receberia auxílio econômico em troca de abandonar seu programa nuclear.

A Coreia do Norte suspendeu em 2008 as negociações, mas manifestou recentemente a intenção de retomá-las. Estados Unidos e Japão, no entanto, consideram necessário antes um diálogo entre as duas Coreias.


A secretária de Estado americana, Hilary Clinton, deve chegar hoje à Indonésia para participar das reuniões ministeriais da Asean.

No próximo sábado (23) - último dia do encontro -, será realizado o foro de segurança da Asean, que contará com a participação de Austrália, Bangladesh, Canadá, China, Coreia do Norte, Coreia do Sul, Índia, Japão, Mongólia, Nova Zelândia, Paquistão, Papua Nova Guiné, Rússia, Sri Lanka, Timor-Leste e da UE (União Europeia), além dos Estados Unidos.

Sem comentários:

Mais lidas da semana