quarta-feira, 27 de julho de 2011

Partidos políticos e sociedade civil dizem que eleições vão ser "o barómetro da estabilidade"




MSO - LUSA

Díli, 27 jul (Lusa) -- As eleições de 2012 vão ser o barómetro da estabilidade de Timor-Leste, considerou hoje o padre Martinho Gusmão, porta-voz do II Encontro de Maubisse, que reuniu líderes dos partidos e da sociedade civil.

O encontro de Maubisse, ou "Retiro de Maubisse", realizou-se terça-feira em Lahane, arredores de Díli, com objetivo de "assegurar que as eleições de 2012 decorram em total tranquilidade, em paz, e com total transparência".

O primeiro encontro teve lugar por iniciativa do Bispo de Baucau, D. Basílio do Nascimento, e reuniu os "históricos da luta de libertação", que vieram a integrar diferentes sensibilidades políticas timorenses.

Desta vez, a reunião foi alargada a todos os líderes de partidos com assento parlamentar e a dirigentes de associações com expressão na sociedade civil.

Por decisão acertada entre os participantes, o padre Martinho Gusmão, que pertence à Comissão Nacional de Eleições, foi indicado como porta-voz do encontro.

Segundo disse à Lusa, "as eleições vão ser o barómetro da estabilidade" do país, havendo vontade dos participantes em aceitar os resultados das próximas eleições presidenciais e legislativas.

"Houve o comprometimento de todos para disseminarem as informações, promovendo a educação cívica dos seus apoiantes, no sentido de respeitarem as diferenças ideológicas e de não haver intimidação e coação sobre os eleitores, contribuindo para que cada pessoa vote segundo a sua consciência", disse.

De acordo com o padre Martinho Gusmão, o II Encontro de Maubisse reuniu os líderes timorenses para se obter um consenso nacional para garantir um clima de paz, essencial ao desenvolvimento do país.

O Presidente da República, José Ramos-Horta, em declarações aos jornalistas na terça-feira considerou aquele encontro "importante por reunir os líderes históricos com os da nova geração e partilhar ideias sobre as eleições em 2012".

"O objetivo foi o de obter consensos de forma a todos contribuírem para que as eleições sejam um sucesso, com transparência e sem ameaças, continuando o espírito do primeiro encontro", disse.

O primeiro encontro realizou-se em 2010 na Pousada de Maubisse e reuniu, além do Presidente da República, José Ramos-Horta, o atual e o ex-primeiro-ministro, respetivamente Xanana Gusmão e Mari Alkatiri, hoje adversários políticos, além de outros "históricos" da luta de libertação nacional.

Sem comentários:

Mais lidas da semana