sábado, 23 de julho de 2011

Portugal: 1/3 DOS DEPUTADOS TINHAM NEGÓCIOS COM O ESTADO





Nos últimos anos, o Parlamento transformou-se "num escritório de representação de Negócios", onde abundam conflitos de interesses, garante hoje o Jornal de Notícias.

Conta o JN que na última legislatura, um terço dos deputados pertencia, simultaneamente, a empresas que mantinham negócios com o Estado.

O levantamento foi feito por Paulo Morais, ex-vice-presidente da Câmara do Porto e actual vice-presidente da Transparência e Integridade - Associação Cívica, ponto de contacto em Portugal da organização internacional de luta contra a corrupção Transparência Internacional.

Dos 230 deputados que integravam o anterior Parlamento, cerca de 70 (um terço) eram simultaneamente administradores, gestores ou consultores de empresas que tinham directamente negócios com o Estado.

Outra preocupação, explica o Jornal de Notícias, reside na facilidade com que responsáveis políticos passam para empresas privadas de áreas que tutelaram, defendendo que o período de nojo deveria ser maior e alargado a dirigentes de empresas públicas.

Paulo Morais lembrou ao JN o caso recente de Almerindo Marques, presidente das Estradas de Portugal, que transitou para a Opway, constutora do grupo Espírito Santo e accionista da Ascendi.

Sem comentários:

Mais lidas da semana