SK - LUSA
Lisboa, 20 jul (Lusa) -- As relações bilaterais e a próxima reunião da Assembleia Parlamentar da CPLP em Díli foram alguns dos temas abordados hoje em Lisboa entre a presidente da Assembleia da República de Portugal, Assunção Esteves, e uma delegação de deputados timorenses.
A presidente da Assembleia da República, Assunção Esteves, recebeu em audiência os deputados da Comissão para os Assuntos Constitucionais, Justiça, Administração Pública, Poder Local e Legislação do Parlamento Nacional de Timor-Leste, presidida pelo vice-presidente Vicente Guterres, que não prestou declarações aos jornalistas.
Em declarações à agência Lusa no final do encontro, que durou cerca de uma hora, o deputado Manuel Tilman, do Partido Klibur Oan Timor Asuwain (KOTA), explicou que a visita dos parlamentares timorenses foi "sobretudo de cortesia".
"Foi sobretudo uma visita de cortesia à nova presidente da Assembleia da República de Portugal, a primeira mulher a ocupar esse cargo", destacou Tilman, que em 2007 concorreu às eleições presidenciais em Timor-Leste.
As "relações entre Portugal e Timor-Leste" e a próxima reunião da Assembleia Parlamentar da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que decorrerá "entre 19 e 23 de setembro em Díli" foram alguns dos temas abordados com Assunção Esteves, adiantou Tilman.
Para o professor e advogado, que também já foi deputado da ASDI no Parlamento português (1980-1984), o reencontro com a nova presidente da Assembleia da República foi "muito especial", visto que Assunção Esteves foi sua aluna durante os seis anos que lecionou na Faculdade de Direito de Lisboa.
"Tive a honra de a felicitar pessoalmente, já que a atual presidente da Assembleia foi a minha aluna na faculdade de direito, no terceiro ano, na cadeira de direito económico. É uma grande honra para mim ter sido professor de tão destacada personalidade, e que desde os tempos da faculdade sempre foi uma ativista pela causa de Timor", afirmou Manuel Tilman.
De acordo com este deputado, a presidente da Assembleia da República de Portugal prometeu no encontro que estaria presente na próxima reunião da Assembleia Parlamentar CPLP em Díli.
*Foto em Lusa
Sem comentários:
Enviar um comentário