sexta-feira, 1 de julho de 2011

São Tomé e Príncipe: Tribunal Constitucional reprova quatro candidaturas às presidenciais




MYB - LUSA

São Tomé, 30 jun (Lusa) -- O Tribunal Constitucional (TC) são-tomense excluiu hoje as candidaturas de Delfim Santiago das Neves, Gilberto Gil Umbelina, Francisco Inácio Silveira Rita e Liberato Moniz às eleições presidenciais de 17 de julho em São Tomé e Príncipe.

Um edital colocado esta noite no portal do TC não esclarece os motivos da recusa das quatro candidaturas.

Uma fonte judicial contactada pela Lusa referiu que os candidatos agora excluídos têm dupla nacionalidade.

Liberato Moniz reside há vários anos em Portugal, tal como Gilberto Gil Umbelina. Francisco Rita é filho de pais são-tomenses mas "nasceu, cresceu e casou-se na Guiné Equatorial", tendo nacionalidade deste país, disse a fonte.

Quanto a Delfim Santiago da Neves, "além de arguido no processo STP Trading (má utilização de crédito de cinco milhões de dólares do governo brasileiro para compra de produtos alimentares no mercado brasileiro) também possui dupla nacionalidade", acrescentou.

Com a exclusão pelo TC das quatro candidaturas e a desistência de Carlos Bené do Espírito Santo, restam nove candidatos ao cargo de Presidente.

Vários apoiantes dos candidatos excluídos tentaram manifestar-se em frente ao TC, após a publicação do edital, mas agentes de polícia de intervenção rápida dispersaram os manifestantes.

Os nomes dos candidatos excluídos vão permanecer nos boletins de voto, o que poderá contribuir para a anulação de vários votos, de acordo com a Comissão Eleitoral.

Sem comentários:

Mais lidas da semana