domingo, 24 de julho de 2011

São Tomé-Presidenciais: Maria das Neves declara apoio na segunda volta a Pinto da Costa




EL - LUSA

São Tomé, 23 jul (Lusa) - A ex-primeira ministra Maria das Neves, que obteve 14,05 por cento na primeira volta das presidenciais em São Tomé e Príncipe, no passado dia 17, declarou hoje o seu apoio na segunda volta ao candidato Manuel Pinto da Costa.

Na segunda volta, que se disputa a 07 de agosto, Manuel Pinto da Costa, que foi Presidente da República entre 1975 e 1991, obteve 35,58 por cento, e em segundo lugar ficou Evaristo Carvalho, que em duas ocasiões chefiou o Governo são-tomense, e que alcançou 21,74 por cento.

No anúncio do apoio, feito em conferência de imprensa na sua sede de candidatura, Maria das Neves sublinhou que a indicação de sentido de voto na segunda volta "não teve qualquer tipo de contrapartida financeira".

Com esta declaração de apoio, passam a ser três os candidatos concorrentes na primeira volta que apelam ao voto em Pinto da Costa.

O primeiro foi Aurélio Martins, líder do maior partido da oposição, o Movimento de Libertação de São Tomé e Príncipe - Partido Social-Democrata (MLSTP-PSD), que ficou em sétimo lugar na primeira volta, com 4,08 por cento.

Seguiu-se Delfim Neves, que ficou em terceiro lugar, com 14,32 por cento, e que concorreu com o apoio da segunda maior força partidária da oposição, o Partido da Convergência Democrática (PCD).

Maria das Neves, atual vice-presidente do parlamento e militante do MLSTP-PSD, concorreu como independente.

Pinto da Costa, que também se apresentou nas presidenciais como independente, vai defrontar na segunda volta do escrutínio o candidato Evaristo Carvalho, atual presidente do parlamento são-tomense e que tem o apoio do partido Ação Democrática Independente (ADI), no Governo, e que é liderado pelo primeiro-ministro, Patrice Trovoada.

Sem comentários:

Mais lidas da semana