terça-feira, 16 de agosto de 2011

9 MILHÕES DE EUROS POR DIA SAEM DE PORTUGAL PARA OS PARAÍSOS FISCAIS




CORREIO DO BRASIL, com Esquerda.net

Nos primeiros cinco meses do ano saíram de Portugal para paraísos fiscais 1.320 milhões de euros, para fugirem ao fisco. A média é de 9 milhões de euros por dia e a subida em relação a 2010 é de 700%.

Segundo o jornal Correio da Manhã desta terça feira e de acordo com os últimos dados do Banco de Portugal, do início de Janeiro ao fim de Maio saíram 1.320 milhões de euros de Portugal para offshores. Este montante representa uma subida de 700%, em relação a igual período de 2010.

Segundo o jornal, a fuga de capitais disparou com o pedido de resgate à troika, significando claramente uma fuga ao fisco. Só no mês de Março saíram 440 milhões de euros.

No total do ano de 2010 saíram de Portugal 2.200 milhões de euros, o que representou mais de um por cento do PIB.

De acordo com o relatório do FMI de 2010, os capitais portugueses que fogem de Portugal para paraísos fiscais, dirigem-se em primeiro lugar para as Ilhas Caimão, depois para as Ilhas Virgem Britânicas, Antilhas Holandesas, Guernsey e Bermudas.

Além desta fuga de capitais para estes paraísos fiscais, há ainda que ter em conta a fuga aos impostos no offshore financeiro da Madeira. No ano de 2009, estavam registadas 3.000 empresas no Centro Internacional de Negócios da Madeira (CINM), das quais 2930 não pagaram quaisquer impostos.

Sem comentários:

Mais lidas da semana